Cuidado com o Pix: dicas de segurança
Sem dúvida, o Pix revolucionou o mercado de crédito, pois a comodidade e a rapidez com que as movimentações bancárias acontecem é uma grande evolução. Porém, é necessário ter muito cuidado para não cair em armadilhas.
Para te ajudar a se prevenir, trouxemos algumas dicas de como proceder e do que se deve evitar para que suas transações por Pix aconteçam de forma assertiva e segura. Então, continue a leitura e previna-se!
Fique atento aos dados do destinatário
As transações por Pix são muito rápidas, e em poucos instantes o valor sai de uma conta e vai para outra. Então é importante conferir com atenção os dados da pessoa ou da empresa para onde o Pix será enviado, antes de concluir a operação.
Pois, em caso de erro, não é possível desfazer a transação através do aplicativo do seu banco. Somente a pessoa que recebeu o valor do Pix de forma indevida, é que poderá realizar a devolução. Então, é melhor não se arriscar!
Configure o limite diário de movimentações por Pix
É possível configurar o limite diário de pagamentos e transferência via Pix, então, caso você não necessite realizar com frequência transações com valores altos, é válido deixar um valor menor de limite para Pix.
Assim, se uma pessoa mal-intencionada tiver acesso ao app do seu banco, ela não conseguirá realizar movimentações maiores do que o valor do limite e você terá mais tempo para notificar o banco e bloquear as funções do aplicativo.
Cuidado com o golpe do WhatsApp
Muitos golpistas usam fotos de parentes ou de pessoas conhecidas para se passar por elas. Daí, inventam uma história envolvente ou fingem passar por algum imprevisto para pedir dinheiro emprestado via Pix.
Por isso, sempre desconfie de números estranhos, mesmo que com fotos de perfil conhecidas, e, antes de realizar a transferência, procure ter certeza que o solicitante é mesmo quem você acredita que seja.
Não acesse links suspeitos e nem informe seus dados em sites desconhecidos
Muitos links enviados por mensagem ou e-mail, oferecendo prêmios, benefícios ou até mesmo aquela oferta de emprego dos sonhos, têm intenção fraudulenta e, ao clicar nele, o golpe acontece.
Esses links suspeitos dão aos criminosos o acesso aos dados bancários ou encaminham para falsas páginas que te levam a informar dados pessoais e confidenciais, favorecendo a ação dos bandidos.
Não use rede pública de internet para realizar Pix
Por mais que sejam úteis e possam nos ajudar a fazer buscas na internet, solicitar transporte por meio de aplicativos ou enviar uma mensagem que não pode ficar para depois, as redes públicas não são confiáveis.
Tais redes podem ter softwares maliciosos, que são usados para causar prejuízo ao usuário, comprometendo a privacidade dos dados e favorecendo o acesso dos criminosos. Prefira, então, acessar o app do seu banco quando estiver usando uma rede de internet segura.
É inegável que o Sistema Pix veio para tornar nossas transações financeiras mais rápidas e práticas e, mesmo sendo necessário os cuidados acima, é possível usá-lo com segurança.