Pix no cartão de crédito: saiba como funciona
O acúmulo de tarefas tem nos feito buscar alternativas que agilizem nossas vidas, não é mesmo? Nesse sentido, é inegável que a facilidade que o Pix nos proporciona faz toda a diferença na nossa correria do dia-a-dia.
Para agilizar ainda mais o andamento da nossa rotina acelerada, o Sistema Pix vem sendo acrescido de mais opções de serviços. Uma dessas opções é o Pix no cartão de crédito. Vamos saber como ele funciona?
Você sabe o que é o pix?
Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix é um meio de pagamento e/ou recebimento instantâneo. Por meio dele, a transação é processada em poucos segundos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, sem limite de transações.
Para usá-lo, é necessário cadastrar na sua conta bancária, uma chave de acesso. As chaves são divididas em quatro categorias: CPF ou CNPJ, e-mail, telefone celular ou chave aleatória, sendo possível cadastrar mais de uma chave no mesmo banco ou em bancos diferentes.
Atualmente o Sistema Pix já conta com mais três produtos: Pix Saque e Pix Troco, que permitem a retirada de dinheiro, em espécie, em estabelecimentos cadastrados; e o Pix no cartão de crédito, que amplia ainda mais a funcionalidade do Sistema.
Como funciona o Pix no cartão de crédito?
Esta ferramenta permite aos usuários realizar transações por Pix, usando o limite do seu cartão de crédito. Esse limite utilizado, somente será cobrado na próxima fatura do cartão e existem instituições que permitem, inclusive, parcelar o pagamento do Pix, em até 12 vezes.
Portanto, é possível realizar a transação do Pix sem, necessariamente, ter dinheiro em conta. Ele também pode ser feito qualquer dia, 24 horas por dia, com crédito imediato na conta da outra pessoa envolvida. Já o usuário, ganha mais prazo para desembolsar o valor.
Vale lembrar que cada instituição que oferece o serviço possui seus próprios critérios, como o limite liberado para essa função, a quantidade de parcelas para realizar o pagamento e taxa cobrada pelo cartão.
Contudo, duas regrinhas devem ser obedecidas:
- O valor das transações não pode ultrapassar o saldo disponível no seu cartão;
- O teto diário para as transações, estipulado pelo Banco Central ou pelo seu banco de relacionamento, também não pode ser extrapolado, mesmo que o seu limite do cartão permita.
Como fazer o pix no cartão de crédito?
O processo segue, basicamente, os mesmos passos de quando se realiza um Pix com débito em conta:
- Acesse o app do seu banco;
- Entre no menu Pix;
- Insira a chave de destino e o valor da transação;
- Neste momento acontece a diferenciação, que é quando o usuário escolherá entre usar saldo da conta ou o limite do cartão de crédito;
- Confirme, então, as opções de juros e se desejar parcelar, escolha a quantidade de parcelas e, por fim, conclua a operação.
Após a conclusão, o valor será enviado imediatamente para a outra conta.