O celular é praticamente indispensável no nosso dia-a-dia. Ele nos permite tirar fotos, nos comunicar, interagir em redes sociais, fazer compras, acessar contas bancárias e muitas outras funcionalidades.

Mas, com tantas ferramentas importantes e confidenciais, é preciso proteger o aparelho celular do acesso de pessoas estranhas, dificultando assim a ação dos bandidos que roubam o celular para limpar sua conta bancária e usar seus dados indevidamente.

Então, para te ajudar trouxemos algumas dicas. Continue a leitura e saiba como se proteger!

Cuidado ao usar o celular

Evite andar pelas ruas conversando ao celular, pois os bandidos aproveitam da nossa distração para roubar o aparelho. Caso seja necessário utilizá-lo, procure um lugar seguro e fique sempre atento às movimentações ao seu redor.

Os bandidos também observam nosso comportamento no trânsito e, na primeira oportunidade, agem de forma inesperada e rápida. Portanto, ao usar o celular no carro ou ônibus, deixe as janelas fechadas e evite usá-lo se estiver parado no sinal de trânsito.

Ative o bloqueio do seu celular

O fato de não usar uma senha para bloqueio de celular pode ser uma atitude facilitadora da ação dos bandidos. Então, use ao menos uma das formas de desbloqueio do celular, que pode ser pelo uso de senha, da digital cadastrada ou por reconhecimento facial.

Ative o recurso de apagar dados do celular à distância

Muitos não sabem, mas é possível apagar dados do celular mesmo não estando com ele em mãos. Mas, para que esta ação seja possível, é imprescindível deixar a função de localização do aparelho habilitada previamente.

Nos celulares com sistema Android, esta funcionalidade é ativada automaticamente quando o usuário adiciona uma conta da Google ao aparelho. Os dispositivos com sistema iOS podem ser rastreados com o uso do iCloud, por meio do acesso com login e senha.

Proteja o chip com senha

Essa senha é configurada usando o código PUK que vem na mesma embalagem do chip, quando você o adquire. Se não tiver mais o código, é preciso ir à uma loja da sua operadora de celular, pois apesar de simples, essa ação é tão importante quanto as demais atitudes de prevenção.

Anote o número de identificação do seu celular, o IMEI

O IMEI é um número de identificação do aparelho celular. Com esse número de identificação, o cliente pode entrar em contato com a operadora de telefonia e solicitar o bloqueio do aparelho roubado.

Para descobrir o IMEI é só digitar, como se fosse fazer uma ligação, os caracteres: *#06#.

Outras atitudes de segurança

  • Nunca anote senhas no seu celular;
  • Sempre feche o app após o uso;
  • Evite deixar senhas salvas para entrar automaticamente nos apps;
  • Não deixe número de cartões salvos em aplicativos de compras;
  • Sendo possível, use dois celulares: um para apps de contas com limites mais altos e outro para apps de serviços como aplicativo de transporte, por exemplo;
  • Crie um segundo e-mail pessoal, só para contas de bancos, e não acesse-o pelo celular;
  • Para a alteração de senha, informe o número do celular de alguém de sua confiança, pois no caso de reconfiguração de senha, a mensagem não irá para o telefone roubado.

Enfim, vale o ditado: “prevenir-se é melhor que remediar”!

SAIBA MAIS