Meu celular foi roubado: o que fazer para proteger meus dados e minha conta bancária
Roubo e furto de aparelho celular não são crimes recentes e vêm sendo praticados desde que o uso desses aparelhos se popularizou. Porém, a finalidade com que os criminosos praticavam os delitos era diferente da motivação dos bandidos nos dias atuais.
Antigamente esses criminosos roubavam para realizar a venda ilegal do aparelho ou de suas peças. Atualmente, existem quadrilhas especializadas em roubo de celular com o objetivo de acessar aplicativos, fazer compras indevidas e roubar dinheiro das contas bancárias.
Essa é uma situação extremamente desagradável, que ninguém espera passar por ela, mas caso aconteça, é bom saber como proceder para evitar que os bandidos acessem suas contas bancárias e usem seus dados de forma indevida.
Apague os dados do seu aparelho celular de forma remota
Essa medida é muito importante e deve ser tomada o mais rápido possível após a ação dos bandidos. Mas para que você consiga apagar os dados do seu celular de forma remota, é preciso habilitar a função de localização do aparelho, previamente.
Com a função estando habilitada, basta seguir os passos abaixo.
No caso do sistema iOS:
- Acesse o iCloud;
- Faça login com seu ID Apple;
- Clique em “buscar iPhone”;
- Depois em “todos os dispositivos”;
- Selecione o seu iPhone;
- Clique em “apagar iPhone” e confirme a ação.
Para sistema Android:
- Entre no site “android.com/find”;
- Faça login com a conta Google que está cadastrada no seu Android;
- Clique em “limpar dispositivo” e confirme a ação.
Faça contato com sua operadora de celular
Peça à operadora o bloqueio do chip e do celular por meio do IMEI (número de identificação do celular). Para isso é preciso ter anotado este número, que pode ser consultado digitando no próprio aparelho, como se fosse realizar uma ligação, os dígitos: *#06#.
Ligue para os bancos
Entre em contato com os bancos que você tem apps instalados no celular e que realiza transações financeiras por meio deles. Informe que o seu aparelho foi roubado e solicite o bloqueio de suas contas, para que os bandidos não consigam realizar movimentações.
Bloqueie cartões de crédito que porventura estejam salvos em aplicativos de compras
Caso tenha algum número de cartão de crédito salvo, em aplicativos de compras no seu celular, realize o bloqueio dos mesmos e evite que as quadrilhas façam compras indevidas no seu cartão de crédito.
Faça um Boletim de Ocorrência
Uma medida tão importante quanto as demais, é fazer um Boletim de Ocorrência Policial, informando detalhes do ocorrido, número da linha telefônica, número IMEI do aparelho, apps de bancos que estavam sendo utilizados e todas as medidas de segurança adotadas por você.
Solicite ao banco a devolução dos valores roubados
Porém, se apesar de todas essas medidas terem sido tomadas, os bandidos ainda conseguirem roubar o dinheiro da sua conta, solicite ao banco que devolva o valor roubado.
Caso ele se recuse a devolver, entre com uma ação judicial para ter, pelo menos, o prejuízo minimizado.
Saber agir, de forma rápida e assertiva, é fundamental para reduzir os estragos causados pelas quadrilhas especializadas em roubo e furto de celular!