BNDES: conheça a história do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Se tem uma instituição financeira que apoia empreendedores de todos os portes, de áreas diversas e até mesmo pessoas físicas, essa instituição é o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Para saber mais sobre a atuação do BNDES, a motivação que levou à sua constituição e como ele vem investindo em todos os setores da economia brasileira, é só continuar a leitura. Vamos lá?
Quem é o BNDES?
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal, vinculada ao Ministério da Economia. Ele atua em todo o território nacional e é o principal instrumento do Governo Federal.
O banco possui escritório na cidade do Rio de Janeiro e a sede oficial está instalada em Brasília – DF. Também existem representações regionais na capital paulista e em Recife, capital de Pernambuco.
O BNDES é controlado pelo Governo Federal, por meio da União Federal, tendo suas atividades supervisionadas diretamente pelo Ministério da Economia e reguladas pelo Ministério da Fazenda.
Assim como todos os outros bancos brasileiros, o BNDES também é regulamentado e supervisionado pelo Banco Central e, por atuar no mercado de capitais, segue as normas estabelecidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
História do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
O BNDES foi fundado em 20 junho de 1952, por uma Comissão Mista Brasil-Estados Unidos (CMBEU). Seu nome inicial foi Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, e o termo “Social” só foi incorporado à sua nomenclatura, em 1982.
Sua criação teve como objetivo inicial o investimento em infraestrutura, por meio da implantação de projetos prioritários para o desenvolvimento econômico do Brasil, mas aos poucos passou a atuar com a iniciativa privada e a indústria.
Na década de 60, o banco passou a oferecer financiamento ao setor agropecuário e às pequenas e médias empresas. Na mesma década, foi criada a Agência Especial de Financiamento Industrial, para a aquisição de máquinas e equipamentos.
Em 1971, o BNDES se tornou uma empresa pública, ganhando mais liberdade nas operações de captação e aplicação de recursos. No início dos anos 80, incorporou as preocupações sociais à sua política de desenvolvimento e incorporou o “S” à sua sigla.
Ao longo dos anos, o banco vem ampliando sua atuação, exercendo um papel importante em diversas áreas, se preocupando com questões sociais e causas ambientais, sempre respondendo a necessidades urgentes do país e da população.
Qual a função do BNDES?
Sua principal função é oferecer empréstimo e financiamento a empresas de portes e perfis variados, com o objetivo de gerar trabalho, renda e inclusão social; avaliando o impacto ambiental, social e pensando em estimular o desenvolvimento econômico do Brasil.
Principais produtos, serviços disponibilizados pelo BNDES
As linhas de crédito disponibilizadas pelo banco possuem diferentes objetivos e abrangem várias áreas e setores da economia. Dentre elas podemos destacar:
- Financiamento para capital de giro, estudos, projetos, obras, máquinas e equipamentos de fabricação nacional, insumos e muitos outros;
- Crédito para Pequenas Empresas;
- Cartão BNDES;
- Microcrédito para Microempreendedor Individual (MEI).
Ressalta-se que o BNDES tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Brasil, pois, por meio dos seus programas de financiamento, apoia a modernização, expansão e a criação de novos negócios, estimulando o crescimento do país.