Caixa Econômica Federal: um banco voltado para o social e para o crescimento do país
Quando se fala em um banco brasileiro, tradicional e popular, a Caixa Econômica Federal é a primeira a ser mencionada por grande parte das pessoas. Não só por ser um grande banco, mas, principalmente, por seu caráter social.
Com mais de 160 anos de história, a Caixa sempre se manteve acessível a todas as classes sociais e tem contribuído de forma efetiva com o desenvolvimento do Brasil, ajudando o país a se superar e crescer.
Para conhecer um pouco mais dessa importante instituição, é só continuar a leitura. Vamos lá?
Quem é a Caixa Econômica Federal (CEF)?
A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira 100% pública, mas funciona como um banco tradicional. Sua sede está localizada em Brasília, Distrito Federal, e possui filiais em todo o território nacional.
Assim como os demais bancos, a Caixa está sujeita à fiscalização do Banco Central do Brasil e se submete ao Ministério da Economia. O que a diferencia dos outros bancos é o fato de que ela é uma das principais agentes da política econômica brasileira.
A instituição também gerencia os programas sociais do governo e centraliza as operações relativas ao FGTS, PIS, Seguro Desemprego, entre outras. Além disso, ela também é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil.
Com um foco prioritariamente social, a Caixa Econômica possui papel fundamental na promoção da melhoria da qualidade de vida da população brasileira, principalmente da de baixa renda.
A história da Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal foi fundada em 1861 e foi chamada, inicialmente, de Caixa Econômica e Monte de Socorro. No princípio, seu objetivo era promover o hábito de poupar, principalmente entre as pessoas mais pobres.
No ano de 1889 o banco adotou a nomenclatura Caixa Econômica Federal e, desde 2005, simplificou a sua marca e tem usado apenas o termo Caixa. Mas, desde 1976, segue mantendo as cores azul e laranja em sua logo.
Em 1931, a Caixa começou a oferecer empréstimo por consignação para pessoas físicas e, três anos mais tarde, tornou-se a única instituição autorizada a realizar empréstimos sob penhor, e segue assim até os dias atuais.
Um marco na sua história ocorreu em 1986, quando a Caixa incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e se tornou o maior agente nacional de financiamento da casa própria. Em 1990 centralizou todas as contas do FGTS, que eram administradas por bancos diversos.
Ao longo da sua caminhada, a Caixa passou por transformações e incorporações que a renovou, contudo segue fiel ao propósito de ser o banco de todos os brasileiros, sempre incentivando o cultivo de práticas socioambientais positivas em todos os negócios.
Produtos e serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal
A instituição oferece uma grande diversidade de produtos e serviços, tanto para pessoas físicas e empresas quanto para o setor público. Dentre eles se destacam:
- Contas;
- Cartões de crédito;
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Investimentos;
- Consórcio;
- Previdência;
- Seguros;
- Serviços para o judiciário;
- Crédito Rural;
- Capital de Giro, entre outros.
A Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina e é, também, o banco de todos os brasileiros!