Você sabia que os proprietários de veículos podem consultar a existência de impedimentos, autuações, restrições financeiras e os dados referentes ao pagamento do seguro DPVAT, taxa de licenciamento e IPVA do automóvel?

Realizar essa consulta periodicamente e acompanhar a situação do seu veículo pode te ajudar a identificar se há alguma pendência, seja financeira ou infracional, e evitar despesas com multas ou até a apreensão do veículo.

Nesse texto, explicamos como realizar a consulta, por qual canal e quais são os débitos que incidem sobre os veículos e não podem ficar em aberto. Então, para ficar bem informado e evitar se surpreender com multas, é só seguir conosco. Vamos lá?

Como e onde consultar a situação do veículo

A consulta dos débitos e/ou pendências pode ser feita no site oficial do Detran do Estado de origem do veículo. Para isso, será necessário informar o número do Renavam, que é o Registro Nacional do Veículo e funciona como um documento de identificação.

O Renavam contém todo o histórico do veículo, como dados de fabricação, emplacamento, características físicas, entre outros, e pode ser comparado ao CPF de uma pessoa. Mesmo que ocorra a mudança de proprietário, o Renavam permanece o mesmo.

Além do site oficial do Detran, é possível realizar a consulta de pendências, pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu Estado. No ato da consulta poderão ser solicitados outros dados como a placa ou o chassi do veículo.

Impostos e taxas com pagamento obrigatório

Para que o seu veículo esteja em situação regular, e possa circular sem o risco de ser multado e/ou apreendido é preciso que alguns impostos estejam com o pagamento em dia. São eles:

  • IPVA: esse imposto deve ser pago anualmente para que um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV), seja emitido. Caso esse documento esteja vencido, o proprietário poderá ser multado e ainda perderá sete pontos na carteira. O veículo também ficará apreendido até a regularização.
  • Licenciamento: a taxa de licenciamento também deve ser paga anualmente para que o veículo esteja em consonância com as leis de trânsito, com as normas ambientais e de segurança. O não pagamento dentro do prazo gera multa e remoção do veículo.
  • DPVAT: é um seguro obrigatório que visa amparar vítimas de acidentes de trânsito, que aconteçam em território nacional. A ausência do pagamento, tira do proprietário do veículo o direito ao recebimento do seguro em caso de acidentes.

Multas

As multas aplicadas ao veículo ou ao condutor/proprietário também devem ser pagas até a data do vencimento delas. Do contrário os valores serão acrescidos de juros, conforme o tempo de vencidas.

O não pagamento das multas também impede que o licenciamento do veículo seja emitido, fazendo com que o veículo fique irregular e seja impedido de circular. Por isso, consulte com frequência, se seu automóvel tem alguma pendência.

Consultar a situação do veículo deveria ser um hábito adotado por todo proprietário e até mesmo por quem deseja comprar um automóvel, pois por meio da consulta é possível ter acesso a todo o histórico do veículo e evitar ter surpresas desagradáveis.