Há muito tempo o cartão de crédito deixou de ser apenas um meio de pagamento e passou a oferecer vantagens cada vez mais atraentes, como benefícios de viagem, descontos em lojas parceiras, cashback e muitos outros.

Uma outra grande vantagem oferecida pelo cartão de crédito, mas que não é tão conhecida pelos usuários, é a possibilidade de negociar e realizar pagamentos de dívidas específicas, que estejam em atraso.

Muitas empresas e instituições já dão aos devedores a oportunidade de negociar os débitos, usando o saldo do cartão de crédito, que passa a ser uma alternativa para se livrar do inconveniente e dos transtornos causados pela dívida.

Para saber mais sobre o assunto e em quais ocasiões é possível usar essa ferramenta como meio de negociação, é só continuar a leitura. Vamos lá?

Onde e quando o cartão de crédito pode ser usado para quitar dívidas em atraso

Saiba agora em quais situações o cartão de crédito pode ser usado para pagar dívidas em atraso:

Escolas, faculdades e universidades

A época de renovação de matrícula é um momento tenso para quem tem mensalidades em aberto, pois caso não sejam quitadas, a instituição pode recusar a rematrícula para o ano seguinte.

Contudo, a maioria das escolas e faculdades já aceitam o cartão de crédito para pagamento dos valores em aberto. Esse é, portanto, um dos bons momentos para que o cartão seja usado como meio de quitação de dívidas atrasadas.

Aluguel de imóveis

Um acordo firmado entre as operadoras de cartões e o Banco Central do Brasil, permite que os inquilinos realizem o pagamento do aluguel por meio do cartão de crédito. Esse acordo também respalda a quitação do débito com aluguéis que estejam em atraso.

Essa é uma ótima alternativa tanto para as imobiliárias e donos de imóveis, quanto para os inquilinos, pois garante o recebimento dos valores em aberto, por parte dos locadores e, ao devedor, permite negociar a dívida podendo obter, inclusive, redução nos encargos.

Impostos e débitos veiculares

Também é possível usar o cartão de crédito para realizar o pagamento de débitos incidentes sobre veículos. O processo é realizado por intermédio de empresas credenciadas pelos Departamentos de Trânsito Estaduais.

Podem ser pagos ou parcelados os impostos, multas de trânsito e outros débitos incidentes sobre veículos. Caso queira, o consumidor poderá usar até três cartões diferentes para efetuar o pagamento.

A empresa credenciada fará o pagamento dos débitos, à vista, para o Governo e dará ao cliente a possibilidade de regularizar a situação do veículo. Para realizar o pagamento com o cartão de crédito é preciso:

  • Apresentar Carteira de Identidade com CPF;
  • Taxas impressas dos débitos a serem pagos ou documento do veículo.

O pagamento deve ser realizado em maquininhas específicas para pagamento com cartão, utilizando necessariamente o cartão físico, não sendo possível o pagamento com cartão virtual ou com o número do cartão apenas.

Dívidas diversas

Existem empresas especializadas em parcelar as contas do dia a dia, como condomínio, água, energia, financiamentos e outros diversos. Por meio dessas empresas, o consumidor consegue consultar seus débitos, escolher o número de parcelas e realizar o pagamento.

Todo o processo acontece de forma online, sem burocracias e perda de tempo. Apesar de serem cobrados juros por parte dessas empresas, por vezes, eles são menores que os encargos por atraso no pagamento e evitam que o consumidor tenha maiores transtornos.