Negativado consegue ter cartão de crédito?
O cartão de crédito é uma excelente opção para quem quer praticidade no dia a dia. Mas, a maioria dos brasileiros está com o nome negativado, ainda mais depois da pandemia, e encontram muitos obstáculos para conseguir crédito no mercado.
Será que é possível solicitar um cartão de crédito mesmo estando com o nome sujo? Continue lendo este conteúdo para saber a resposta para esta pergunta!
É possível fazer cartão de crédito mesmo estando negativado?
Se você está se fazendo essa pergunta, pode ficar tranquilo! Existem muitas opções de cartões de crédito no mercado, inclusive para quem está com o nome sujo. Por mais que a maioria dos cartões de crédito façam uma análise rigorosa da sua situação financeira, consultando os órgãos de proteção de crédito, como SPC ou Serasa, é possível encontrar cartões que não possuem essas exigências e até mesmo não pedem comprovação de renda ou abertura de uma conta corrente.
Mas como isso é possível? Bom, essas instituições financeiras utilizam outras formas para garantir que você vai pagar a fatura, afinal, esta é a única preocupação delas. Sendo assim, as duas modalidades de cartões que os bancos trabalham e que estão disponíveis para quem está com o nome sujo são:
Cartão pré-pago
Qualquer pessoa, independentemente da situação financeira, pode solicitar um cartão pré-pago e, por este motivo, é considerado uma importante forma de inclusão bancária. Com essa modalidade de crédito, pessoas negativadas conseguem ter o controle da sua vida financeira de volta e construir um relacionamento com os bancos, para, futuramente, conseguir os cartões de crédito tradicionais.
Todos os cartões pré-pagos não exigem renda mínima, não realizam consulta ao SPC ou Serasa e a aprovação é imediata. Por isso é uma excelente opção para quem está com o nome sujo.
Acontece que o limite de crédito é disponibilizado através de uma recarga feita pelo titular do cartão, ou seja, não é possível gastar mais dinheiro do que tem.
Desse modo, com os cartões pré-pagos, o cliente consegue realizar compras na internet e assinar serviços de streaming em qualquer lugar do mundo. Mas, não se esqueça de olhar se tem alguma taxa, pois se tiver, pode não compensar.
Cartão de crédito consignado
Apesar de ser uma modalidade para um grupo específico, que são os aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, quem está negativado pode solicitar um cartão de crédito consignado.
Assim como o pré-pago, o cartão consignado não realiza consulta ao SPC ou Serasa e não exige comprovação de renda. No entanto, o limite inicial pode ser baixo, visto que para determinar o limite de crédito, o banco verifica a margem consignável, que não pode ultrapassar 5% da renda mensal do solicitante.
Acontece que no cartão consignado o valor da fatura é descontado diretamente da folha de pagamento ou do benefício. Desse modo, o banco tem a certeza que você sempre pagará a fatura.
O cartão de crédito para negativados vale a pena?
Atualmente, existem muitas opções de cartão de crédito para negativados, inclusive cartões que não são da modalidade pré-pago ou consignado. Sendo assim, o mercado já evoluiu muito e quem está negativado não precisa abrir mão do conforto e das vantagens que os cartões oferecem.
Vale também lembrar que os cartões são a principal forma de pagamento na maioria das compras realizadas pela internet. Então, certamente vale a pena solicitar o seu. Só tenha cautela para não acabar se enrolando ainda mais. Faça do cartão o seu aliado do dia a dia.
Se você está negativado e está em busca de um cartão, dê uma olhada nessas três opções fantásticas com inúmeros benefícios que separamos para você!
Como fazer cartão de crédito com nome sujo pela internet?
Como é muito complicado uma pessoa que está com o nome sujo conseguir crédito no mercado, as ofertas disponíveis para esse público geralmente apresentam altas taxas de juros e condições pouco favoráveis.
Mas, como já foi dito, existem muitas opções boas e, por esse motivo, é preciso ficar atento a algumas questões antes de solicitar o seu cartão de crédito para não acabar caindo em uma cilada.
1. Avalie a necessidade de um cartão de crédito
O cartão de crédito pode ser o seu melhor amigo ou o seu pior inimigo. Por isso, avalie se realmente você precisa de um cartão. Por mais que ele facilite o dia a dia e nos ajude a organizar as despesas em único lugar, é preciso saber fazer o uso consciente para não acabar se endividando.
O melhor caminho sempre é primeiro conseguir negociar a dívida e limpar o seu nome e, só depois, solicitar um cartão de crédito.
2. Conheça as opções disponíveis
O que não falta é cartão de crédito no Brasil, mas nem todos os bancos têm opções para negativados. Por isso, pesquise quais são as suas opções e compare para ver qual melhor atende às suas necessidades e desejos. Esse é o melhor caminho para não cair em mais uma armadilha da internet.
3. Avalie os custos envolvidos
Gostou de um determinado cartão? Verifique todas as condições de contratação e todas as possíveis taxas que eles podem cobrar, como taxa de anuidade, taxa de juros rotativo ou qualquer outra tarifa adicional.
Muitas vezes, por causa da situação de negativado, as instituições cobram taxas elevadíssimas e você poderá ficar no prejuízo.