IGPM, IPCA e INPC: você sabe qual é o papel desses índices?
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre a inflação e o quanto ela pode nos afetar economicamente. Mas você sabe, exatamente, o que é inflação?
Para entendê-la é preciso, não somente saber o seu significado, mas conhecer alguns índices que têm influência sobre ela.
Neste texto, falaremos sobre alguns desses índices e sobre o seu papel no valor da inflação, que tanto preocupa o mercado financeiro e os consumidores de forma geral.
Para saber o que são eles e como funcionam, é só continuar a leitura! Vamos?
O que é a inflação e como ela é calculada?
Primeiramente, é importante saber o que é inflação, para então compreender a relação que os índices têm com ela. Então, vamos lá! Inflação é um indicador que mede o aumento dos preços de bens e serviços de um país, em determinado período.
Esse aumento dos preços gera, consequentemente, a redução do poder de compra, a desvalorização da moeda local e uma insegurança nos investidores estrangeiros, que diminuem o investimento no país.
O cálculo da inflação é feito baseando-se em alguns índices. Dentre os principais, podemos citar o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Vamos, então, saber qual é o papel de cada um desses índices, que são medidos periodicamente por instituições especializadas, que pesquisam os preços de alguns itens indispensáveis à população e que, juntos, estabelecem o valor da inflação.
Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM)
O IGPM é calculado pela Fundação Getúlio Vargas e é usado para medir a inflação por meio da pesquisa, desde o preço do atacado até os aplicados ao consumidor final. Ele considera itens como alimentação, vestuário, material de construção, transporte, entre outros.
Ele também é usado para se fazer o reajuste anual no valor dos contratos de aluguel e pode influenciar na correção da tarifa de energia elétrica, mensalidade de escolas, universidades, entre outras.
Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
O IPCA é um índice de preços, voltado apenas para o consumidor final. Ele fica a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é medido sempre entre o primeiro e o último dia do mês de referência.
Esse índice é calculado pelo consumo de famílias que ganham de 1 a 40 salários mínimos e considera gastos com alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transporte, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação.
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
O INPC também é calculado pelo IBGE, tem como referência os mesmos itens do IPCA e é medido entre o primeiro e o último dia do mês de referência. A diferença entre o IPCA e o INPC é que o INPC se baseia no consumo das famílias com renda de 1 a 5 salários mínimos.
A pesquisa do INPC é mais focada nos produtos e serviços básicos consumidos pela população de renda mais baixa, já que os impactos desses valores são maiores para quem vive com essa faixa de renda.