O período de férias é desejado pela maioria dos estudantes e trabalhadores. A pausa no ritmo acelerado e o descanso da rotina cansativa são aguardados ansiosamente por quem precisa de um merecido descanso.

Mas é muito importante se organizar e planejar suas férias com antecedência, pois elas devem, além de garantir seu descanso, proporcionar momentos interessantes e produtivos, tornando seus dias mais divertidos, sem prejudicar o seu orçamento.

Então, antes de sair de férias é indispensável reservar um tempinho para se organizar e planejar todos os aspectos desse período, incluindo o quanto você poderá comprometer do seu orçamento financeiro, para evitar que os resíduos de férias se tornem um pesadelo.

Motivos pelos quais as férias podem se tornar tóxicas

A falta de planejamento é o principal motivo pelo qual as férias podem deixar lembranças amargas. Em consequência dessa falta de organização prévia, surgem outros fatores que contribuem para a toxicidade desse momento.

O cartão de crédito pode ser um dos grandes vilões, pois, ter limite disponível nem sempre quer dizer que se pode gastar todo ele. Então, se no calor da emoção, você age sem pensar e gasta mais do que pode pagar, o problema está posto.

Pois, tanto o pagamento inferior ao valor total da fatura, quanto o atraso no pagamento da mesma, geram multas e juros que podem virar uma bola de neve e se tornar um verdadeiro martírio.

Além disso, o atraso no pagamento da fatura do cartão pode afetar sua pontuação nos órgãos de proteção ao crédito e prejudicar a sua capacidade de captação de recursos no futuro, caso você venha precisar.

Outro ponto prejudicial é quando pretende-se realizar uma viagem de férias, mas não se define antecipadamente o destino desta viagem. Nesse caso, é provável que o seu custo seja maior do que se ela tivesse sido organizada previamente.

Um dos motivos é o fato de que as tarifas das passagens aéreas variam conforme a proximidade das datas da viagem. Existe, também, a dificuldade em encontrar locais para se hospedar com conforto e preço justo.

Mais um aspecto com o qual se deve ter cuidado, são os gastos extras e não planejados, com eventos culturais, jantares em restaurantes caros, shows, degustação de culinária local, dentre outros programas.

Também é bom não exceder nas compras tanto pessoais quanto em presentes, pois essa conduta pode nos gerar dissabores futuros, já que, ao voltar à vida real, uma triste realidade pode nos ser posta: gastou-se mais do que se podia, deixando reflexo na vida financeira.

Mas não é só quem viaja que pode ter surpresas ruins pós férias, pois já que há uma mudança na rotina, tende-se a sair mais para passear, exagerar nos pedidos em deliverys, passar mais tempo comprando pela internet, etc., o que também pode gerar dissabores.

Então, fique atento para que suas férias possam ser curtidas com alegria e, ao final dela, o peso da falta de planejamento não recair em seus ombros, senão o que era para se tornar boas e doces lembranças de um tempo bom, acaba virando um pesadelo.

Atitudes positivas que geram férias saudáveis

Citamos, acima, algumas atitudes ou falta delas, que podem gerar despesas além da conta no período de férias e, como consequência, deixar problemas futuros. Mas para te ajudar a se organizar e fazer com que esse tempo seja de descanso e prazer listamos algumas dicas.

1. Estabeleça seus objetivos para as férias

Primeiro tenha clareza do seu perfil, para que assim você consiga traçar seus objetivos e escolher quais atividades gostaria de realizar ao longo das férias. Para isso, pergunte-se:

  • Que tipo de pessoa você é? Baladeira? Caseira?
  • Quais atividades gosta de desempenhar?
  • Quais coisas você deixa de fazer ao longo do ano por falta de tempo?

Conhecer as respostas a esses questionamentos facilitará a identificação de atividades que podem ser interessantes para você e, a partir daí, iniciar o planejamento financeiro.

Pode até ser que sua maior necessidade no momento seja levantar uma graninha extra para realizar algum projeto ou quitar alguma dívida, e encontrar um trabalho temporário seja uma ideia bem interessante, não é mesmo?

2. Elabore o seu programa de atividades e crie um roteiro

Após identificar o que você pretende fazer no período de férias, é hora de elaborar um programa de atividades, organizando as ideias e colocando-as no papel, seguindo um simples roteiro:

  • Aonde quer ir?
  • O que você fará nesse lugar?
  • Quanto tempo pretende ficar por lá?
  • Como irá se deslocar?
  • Onde deseja se hospedar?

Com base nos seus dias de férias, defina o que você fará em cada um deles, de que modo e, de preferência, em que horários. Pois algumas atividades ou produtos e serviços podem ter seus preços alterados de acordo com o horário.

Pesquise sobre a região e seus gastos, pois é necessário ter uma noção dos custos para se organizar e poder aproveitar suas férias sem surpresas indesejadas ou desagradáveis.

3. Defina os custos das suas férias

Após estruturar um orçamento inicial, com informações sobre os custos das atividades de férias, é a hora de se planejar financeiramente. É importante que tudo o que for possível seja pago com antecedência, pois a chance de se ter desconto e preços melhores é grande.

Se esse planejamento for realizado com bastante antecedência, é possível, inclusive, reservar uma porcentagem do seu salário mensal e efetuar o pagamento da maioria ou a totalidade dos gastos à vista, evitando dívidas futuras.

4. Controle seus gastos diariamente

Anote seus gastos diários e compare com sua previsão orçamentária de férias, para evitar que o planejamento saia muito do ritmo pré estabelecido.

Por fim, a dica é gastar com sabedoria, levando em consideração a sua realidade financeira, tendo dinheiro no bolso durante e depois das suas férias.