A Educação Financeira é a alma do negócio
Educar-se financeiramente e saber controlar os gastos é tão ou mais importante do que ter uma boa fonte de renda, pois essa relação entre o que se ganha e o que se gasta se reflete positiva ou negativamente no seu presente e no seu futuro, fazendo com que seus dias sejam mais tranquilos e equilibrados ou mais turbulentos e preocupantes.
É muito comum ouvirmos pessoas dizendo: “Quanto mais eu ganho, mais eu gasto”, “Meu salário nunca chega ao final do mês”, “O mês nem acabou e já estou no vermelho”.
Mas, apesar de muitos pensarem que é impossível gastar menos do que se ganha, queremos te contar que se educando financeiramente isso é totalmente possível, basta que se tenha foco em alcançar esse objetivo!
Inicialmente pode até parecer difícil e mesmo impossível fazer com que seus gastos caibam dentro dos seus ganhos, mas com um passo de cada vez é possível conquistar a tão sonhada tranquilidade financeira.
Atitudes que equilibram a nossa vida financeira
A primeira atitude deve ser a de anotar tudo o que você ganha e tudo o que você gasta dentro do mês. Mas é importante anotar tudinho mesmo, até os gastos com valores bem pequenos são relevantes para se ter uma ideia exata do seu custo mensal, fixo e variável.
Depois separe suas anotações em dois grupos: o grupo das despesas fixas e o das despesas variáveis. As fixas são aquelas que precisam ser pagas todo mês e são extremamente essenciais, e as variáveis são as que podem ser eliminadas ou readaptadas.
A partir daí pense em possibilidades para diminuir os gastos, inclusive com as despesas fixas, pois apesar de serem permanentes, esses gastos também podem ser diminuídos. Por exemplo, renegocie os valores dos serviços contratados, como TV por assinatura.
Economize água e luz evitando uso desnecessário, substitua, inclusive, marcas de alimentos e produtos de limpeza por outros mais baratos, pois muitas vezes pagamos mais caro pela marca do produto, pois o conteúdo de um pode ser tão bom quanto o do outro.
Enfim, reavalie os gastos variáveis como os com salão de beleza, lavagem de carro, delivery, cuidados com os animais de estimação, etc., e na medida do possível, elimine esses gastos, faça você mesmo ou utilize-os menos vezes.
Mas, se ainda assim, todos os ajustes feitos não forem suficientes, use a criatividade a seu favor e busque alternativas para incrementar a sua renda, pois existem inúmeras maneiras e possibilidades de fazer uma renda extra.
Te garantimos que educar-se financeiramente será um grande alívio e motivo de orgulho para você, pois, atualmente, quem consegue gastar menos que ganha é uma figura admirada por muitos.