Como economizar nas compras do mês, fazendo o seu dinheiro render mais
“Supermercado” e “economia” são duas palavras que dificilmente conseguem andar juntas, mas o difícil não é necessariamente impossível. Então estamos aqui para mostrar o que é necessário para driblar a alta dos preços e fazer render o seu dinheiro.
Fique atento às dicas que vamos apresentar a seguir, coloque-as em prática e veja como elas trarão um resultado positivo no seu bolso no final do mês!
Economize planejando
Isso mesmo, a primeira dica é o Planejamento. Planeje a sua ida às compras no supermercado, açougue ou feira. Pode ser a cada 15 dias, uma vez na semana ou uma vez por mês. Esse intervalo de tempo pode variar conforme o tamanho da sua família e os itens que precisa comprar.
Legumes e hortaliças, por exemplo, duram menos tempo que o arroz ou feijão. Assim, você pode planejar fazer a feira uma vez por semana e as compras de supermercado uma vez por mês.
Esse cuidado te permitirá evitar a perda de alimentos perecíveis, controlar melhor a validade e a quantidade de cada item em sua despensa.
Economize fazendo uma Lista de Compras
Separe um dia para fazer uma lista do que é necessário repor ou vá anotando à medida que os produtos forem acabando.
Antes de ir às compras, confira sua lista e tenha certeza que o que está ali é realmente necessário. Isso evita que você compre coisas que não precisa realmente e gaste mais do que o planejado.
Você também pode fazer uso de aplicativos para celular para te ajudar a montar a sua lista.
Economize indo às compras de barriga cheia
Se você já foi ao supermercado com fome, sabe muito bem o que acontece: a tendência é comprarmos coisas supérfluas, alimentos e bebidas prontos para o consumo, que não estavam na lista que trouxemos de casa.
Isso porque a barriga vazia influencia no seu humor e no seu poder de decisão de comprar ou não algo, de forma que, se você está com fome, o seu cérebro entende que precisa de algo para comer imediatamente.
Então, sempre que for às compras, não vá com fome! E assim, você se manterá fiel à sua lista e não gastará além do que havia planejado.
Economize aproveitando Promoções
Esta dica você já conhece bastante, então use e abuse dela! Acompanhe com frequência os folhetos de ofertas e os anúncios de condições especiais para algum item.
Aproveite aqueles dias específicos com promoção para determinados produtos como, por exemplo, “3ª Feira da Verdura”, “5ª Feira do Açougue”, “6ª Feira Básica”. Se familiarize com esses dias e se programe para comprar tais produtos com preços diferenciados.
Economize experimentando produtos da marca do supermercado
Faz parte da cultura do brasileiro ser fiel a certas marcas, de forma que determinado produto acabe ganhando o nome da marca. Podemos dar alguns exemplos: as pessoas falam apenas “Omo” e sabem que é sabão em pó, “Bombril” e sabem que é esponja de aço para lavar panelas, “Maizena” e sabem que se trata de amido de milho, “Colgate” e sabem que é um creme dental.
Mas é importante experimentarmos outras marcas, pois quase sempre encontraremos produtos de muito boa qualidade e com preços menores que os das marcas mais tradicionais.
Esse é o caso de grandes redes de supermercado que disponibilizam em suas gôndolas produtos de marca própria, sendo uma alternativa excelente para o bolso e o gosto do consumidor. É possível encontrar leite, arroz, feijão, macarrão, biscoito, café, produtos de limpeza e etc.
Economize usando o cartão ou app do estabelecimento
Alguns supermercados ou redes de comércio varejista possuem um cartão de crédito e/ou aplicativos próprios, disponibilizando aos seus clientes descontos ou facilidades para o pagamento das compras.
Podem vir com benefícios interessantes, como: isenção de anuidade, taxa de juros menor, parcelamento estendido, programa de pontos, descontos em produtos de marca própria, sorteio e premiações, e etc.
É importante analisar com calma todas as condições e ver se elas realmente serão uma vantagem para as suas condições financeiras e seus hábitos de consumo.
Economize resistindo às tentações na fila do Caixa
A fila para o Caixa é um dos grandes vilões contra a economia no supermercado, porque enquanto espera a sua vez de passar e pagar suas compras, você fica estrategicamente cercado por chocolates, balas, sorvetes, refrigerantes, revistinhas, livros e etc.
Normalmente estes são produtos em pequenas quantidades e com preços mais altos, mas que você pode pensar “Ah, é baratinho, custa menos de R$10,00”, mas que aumenta a sua despesa, extrapola o seu orçamento e favorece o supermercado.
Então, se você já pegou tudo o que estava na sua lista de compras, resista aos produtos da fila do Caixa!
Estas são algumas dicas que preparamos para você economizar nas suas compras no supermercado, açougue ou feira.
Você vai encontrar muitas outras por aí, principalmente ao conversar com seus vizinhos e amigos, mas, o mais importante mesmo é colocá-las em prática. Com o tempo você terá uma economia maior em casa.