A doença do consumismo e sua saúde financeira
O consumo geralmente é associado à sensação de bem-estar e, de fato, o que sentimos ao comprar algo do nosso objeto de desejo é muito bom. Porém, é preciso estar atento para identificar quando o ato de comprar se torna uma compulsão.
Muitas pessoas se tornam compradores compulsivos e quando se dão conta disso, já estão com a vida financeira totalmente comprometida. Então, para saber quando esse ato se torna uma doença e ter uma ideia de como se livrar dele, é só continuar a leitura. Vamos lá?
O que é a compulsão por compras?
Também conhecida como consumismo compulsivo, a compulsão por compras é um transtorno psicológico, e faz com que as pessoas realizem compras, na maioria das vezes, desnecessárias.
Esse comportamento já é classificado pela Organização Mundial de Saúde e recebe o nome de Oniomania. Essa doença, gera no consumista compulsivo o desejo incontrolável de comprar, independente do objeto de desejo ser ou não necessário.
Segundo especialistas, essa doença é semelhante à dependência química dos usuários de drogas, pois gera no consumista a sensação de prazer momentâneo, quando está fazendo compras.
Como esse prazer é passageiro, a sensação boa de comprar algo logo passa e, então, para sentir novamente o prazer, é preciso comprar outra coisa, ficando assim num círculo vicioso.
Características da pessoa com compulsão por compras
- Descontrole financeiro;
- Compra itens repetidos e desnecessários;
- Esconde as compras das pessoas próximas;
- Mente em relação às compras;
- Sente culpa depois que realiza as compras;
- Recorre a empréstimos para manter o vício.
Reflexo da Oniomania na vida financeira
Muitas vezes a pessoa não se identifica como uma compradora compulsiva até que surjam os problemas financeiros, causando sofrimentos e desequilíbrio nas finanças, que podem ir desde a negativação do nome, pagamento excessivo de juros e até a falência.
Os compradores compulsivos geralmente utilizam cartões de crédito e cartões de lojas de maneira descontrolada, usam o limite do cheque especial, que deveria ser usado somente em casos de emergência, e recorrem a empréstimos para manter o vício por compras.
Quando esses recursos se esgotam, além de não conseguir satisfazer a vontade de comprar, o compulsivo ainda tem que lidar com o endividamento e com a falta de crédito em lojas e instituições financeiras.
Esse conjunto de situações pode fazer com que o comprador compulsivo tenha crises de ansiedade ou depressão e até atente contra a própria vida. Por isso, essa pessoa merece atenção e tratamento adequado.
Como tratar a Oniomania
O tratamento mais indicado para a compulsão por compras é a psicoterapia individual ou em grupo. Pois, durante o tratamento, a causa do problema poderá ser identificada e tratada para que o comprador compulsivo consiga mudar seu comportamento e se curar.
Em alguns casos, já que a Oniomania pode estar ligada à depressão e/ou à ansiedade, por exemplo, pode ser necessário procurar a ajuda de um médico psiquiatra, que poderá indicar o uso de medicamentos.
Como se livrar dos prejuízos financeiros causados pela compulsão por compras
- Reconheça a sua compulsão por compras e procure um tratamento com profissional adequado;
- Em seguida, analise sua situação financeira e faça o levantamento das dívidas;
- E então, tente negociá-las para conseguir descontos e prazos para o pagamento.
Para ajudar a quitar as dívidas, você poderá, inclusive, se desapegar do que foi comprado repetido ou sem necessidade e levantar uma graninha. Porém, o mais importante é ver a luz no fim do túnel e começar a mudar de hábitos, vivendo um dia de cada vez!