Dívidas com o cartão de crédito: como solucionar esse problema?
O cartão de crédito pode ser um grande aliado quando usado de forma consciente, já que a possibilidade de realizar pagamentos parcelados e o limite de crédito disponibilizado, facilitam a aquisição de determinados produtos e serviços.
Porém, as dívidas por não pagamento da fatura do cartão podem virar um tormento, pois devido às altas taxas de juros do crédito rotativo, o débito tende a aumentar muito, além da possibilidade de negativação do nome, gerando diversas restrições de crédito.
Contudo, se você está vendo a dívida com o seu cartão de crédito aumentar, e não sabe como agir, neste texto trouxemos algumas dicas para te ajudar a solucionar esse problema que só cresce a cada dia. Então, continue a leitura e saiba como proceder!
O que é o crédito rotativo do cartão
Quando o cliente não fizer o pagamento total da fatura do cartão e escolher pagar um valor entre o mínimo e o máximo, um limite de crédito automático será oferecido a ele. Esse limite é chamado de crédito rotativo e possui uma das maiores taxas de juros do mercado.
Essa taxa é aplicada ao saldo que não foi pago. Logo, na próxima fatura estará o valor que ficou em aberto, acrescido de juros do crédito rotativo, e se houver parcelas a vencer, elas também virão incluídas na fatura. Se tornando uma espécie de bola de neve.
Mas, então, como se livrar dessa bola de neve?
Substitua o pagamento de um débito com juros menores pela quitação da dívida do cartão
Se não for um pagamento inadiável, deixe de pagar uma conta ou boleto que tenha juros mais baixos e escolha quitar o cartão de crédito, pois o prejuízo com a cobrança de taxas e juros, causará menos impacto no seu bolso.
Ainda há a possibilidade de usar o limite do cartão de crédito, que será restabelecido, para fazer o pagamento das contas que foram postergadas, desta forma volta-se a ter um equilíbrio entre os pagamentos dos compromissos financeiros.
Troque a dívida com o cartão por outra mais barata
Antes que seu nome seja negativado e fique mais difícil ter uma linha de crédito aprovada, analise a possibilidade de trocar a dívida com o cartão de crédito por um empréstimo com juros mais baixos.
Essa alternativa, além de proporcionar a quitação da dívida com o cartão, também possibilita negociar o débito e tentar conseguir um desconto para o pagamento à vista. É importante, contudo, que as parcelas do empréstimo caibam no seu orçamento.
Renegocie com a operadora do seu cartão de crédito
Se nenhuma das opções acima forem viáveis, faça contato com a operadora do seu cartão e tente renegociar o débito em aberto. Pois, por mais que tenham os juros da negociação, eles certamente serão menores que os do crédito rotativo.
Por isso, logo que você perceber que não conseguirá quitar o débito, procure negociar a dívida com a administradora do cartão, pois isso irá estancar a cobrança do crédito rotativo e evitará que a dívida se torne maior a cada mês.
Como toda situação, seja boa ou ruim, traz um aprendizado, aproveite para repensar seus hábitos financeiros, se organize e planeje-se para evitar passar por esse aperto novamente!