Cuidados com o cartão de crédito: como contestar compras que você não fez
O cartão de crédito é um dos produtos financeiros que mais tem se popularizado entre os consumidores. Atualmente, ele já é um dos meios mais utilizados para realizar o pagamento de compras ou da contratação de serviços.
O alcance de utilização do cartão também vem crescendo, pois, há um tempo atrás, só era possível utilizá-lo como meio de pagamento de forma presencial. Porém, já é possível usá-lo para fazer compras online em diversos sites, tanto no Brasil quanto no exterior.
Mas, apesar de possuir vários mecanismos de segurança, por vezes os usuários ainda têm o seu cartão de crédito fraudado, por meio de clonagem ou do roubo de dados por pessoas mal-intencionadas.
Porém, caso aconteça do seu cartão de crédito ser usado de forma indevida e surgirem na sua fatura compras que não foram feitas por você, não se desespere, pois é possível contestá-las.
Continue a leitura e saiba como proceder diante de ocorrências semelhantes.
O que é a contestação de compra?
A contestação de compra no cartão de crédito é um recurso disponibilizado ao usuário que está em desacordo comercial com a fatura em questão. A contestação também é conhecida como estorno de compra e pode ser realizada nos seguintes casos:
- Quando o consumidor compra um produto ou contrata um serviço, mas tem problemas com ele;
- Quando identifica na fatura do seu cartão de crédito, uma compra que não foi validada pelo usuário.
Em se tratando de compras online, o Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador, independente do motivo, a possibilidade de desistir de uma compra, no prazo de até 7 dias, e solicitar ao estabelecimento no qual realizou a compra, o estorno no cartão.
Contestação de compras indevidas
O procedimento a ser adotado, no caso de compras indevidas, é o seguinte:
- Faça contato com a administradora do seu cartão de crédito, para que ela faça a intermediação entre você e a loja em questão;
- Tenha, em mãos, o nome do estabelecimento onde a compra indevida foi realizada, a data e o valor da compra e o motivo da contestação;
- No geral, o prazo para contestação é de até 90 dias após a compra.
Porém, cada instituição administradora do cartão tem seus critérios e meios próprios para que seus clientes realizem a contestação de compras. Geralmente, os canais utilizados são: atendimento telefônico, aplicativo próprio e chat.
Algumas instituições também utilizam o WhatsApp ou Internet Banking como canais de atendimento. Não tão usada, mas também uma possível opção, é a Carta de Contestação de Compras com o cartão, que pode ser enviada para a emissora do cartão contendo:
- Nome completo e CPF do titular do cartão;
- Número do cartão de crédito onde houve cobrança indevida;
- Data e valor da compra;
- Nome do estabelecimento onde a compra foi realizada;
- Além disso, será necessário conceder o direito de a instituição investigar o uso indevido do cartão;
- Para finalizar, deve-se assinar a carta por duas vezes.
Está passando por esta situação? Então não perca mais tempo e faça a contestação. O que não pode é ficar no prejuízo, não é mesmo?