Como pedir um cartão de crédito
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Quem já foi parado no meio da rua, shopping, loja ou banco, por alguém oferecendo a emissão de um cartão de crédito específico, sabe que para fazer isso presencialmente basta apresentar alguns documentos, se enquadrar nos pré-requisitos e preencher um formulário.
Mas hoje em dia, tudo pode ser feito remotamente no ambiente virtual, através de smartphones ou computadores. Não é necessário andar com aquela pastinha de documentos, nem sair de casa, nem enfrentar filas, nem perder tempo com burocracias.
E aqui nós vamos trazer as principais informações sobre o processo de solicitação online de um cartão, indicando quais são as etapas básicas que devem ser percorridas para que você consiga finalmente fazer suas compras parceladas no crédito.
Veja como é simples!
1. Escolha um cartão
A indústria de cartões de crédito não brinca em serviço. São tantos existentes atualmente, que podemos dizer que são como sapatos: tem um para cada gosto, um para cada tipo de pessoa. A variedade é enorme!
São cartões com cobertura nacional e internacional; cartões para negativados; cartões para autônomos; cartões para pessoa jurídica e física; cartões para aposentados e pensionistas e servidores públicos; cartões para universitários; cartões para menores de idade.
Tem cartão físico e virtual; cartões emitidos por bancos, lojas de atacado e varejo, e fintechs; cartões com e sem anuidade; cartões com limite alto e baixo; cartões com cashback e descontos exclusivos; cartões com benefícios diversos; cartões com programa de pontos e milhas; e etc.
E dentre esse mundão de cartões, é necessário que você selecione um que seja a sua cara! Isso quer dizer que você precisa conhecer as características de cada cartão para saber se ele é realmente o melhor para o seu perfil.
Para não ficar perdido nessa escolha, você pode usar uma ferramenta aqui da nossa página. Usando uma tecnologia avançada, essa ferramenta busca aquilo que você deseja encontrar em um cartão entre todos os disponíveis no mercado, e sugere qual é o mais indicado para você.
Pode usar, é gratuito: QUIZ DE CARTÃO.
Os mais queridos do Brasil são estes: cartão Santander, cartão Nubank, cartão Inter, cartão Will Bank, cartão Atacadão, cartão C&A.
Mas se você já tem um cartão específico em mente, tudo bem! Vamos seguir adiante.
2. O que é necessário para pedir um cartão
Independente do cartão que você queira pedir, geralmente para todos eles serão necessárias as mesmas coisas:
- Smartphone compatível com o aplicativo do cartão, com acesso à internet e com câmera para fazer uma selfie: aparelhos com 3 ou 4 anos de uso normalmente cumprem perfeitamente com esse requisito;
- Instalação do aplicativo no smartphone: sempre disponível para download nas lojas Google Play e App Store.
- Documentos pessoais: RG, CPF, RNE (para estrangeiros), comprovante de residência no Brasil, comprovante de renda.
- Número de celular e endereço de e-mail válidos, para contato.
- Enquadrar-se nos pré-requisitos mínimos específicos de cada cartão.
Por exemplo: se você quiser um cartão com limite alto, deve comprovar que sua renda seja compatível com esse limite; se quer um que seja para universitário, deve apresentar o vínculo estudantil com alguma faculdade; e assim por diante.
3. Preencha a solicitação do cartão
Em alguns casos, a solicitação do cartão pode ser previamente preenchida no site de seu emitente e finalizada no aplicativo, mas também pode ser completamente feita pelo app.
Quando a concessão do cartão está atrelada a abertura de uma conta digital, o processo de solicitação é o mesmo (mas se você já é correntista do banco, basta acessar a área de cartões no aplicativo da sua conta, para solicitar o seu cartão).
Embora a aparência do app de cada cartão seja diferente, costumam possuir funcionalidades similares e são muito intuitivas, trazendo diretamente na tela a orientação sobre o que fazer.
As etapas são normalmente estas e podem aparecer numa ordem diferente:
- Abra o aplicativo e acesse a opção de cadastro de novo cliente, algo como “Começar”, “Cadastrar”, “Abrir conta”, etc.;
- Informe seus dados pessoais;
- Cadastre uma senha para acessar a área logada do app nas próximas vezes;
- Tire foto dos documentos solicitados seguindo a instrução que aparece no aplicativo;
- Faça uma selfie sua, também conforme a orientação na tela;
- Leia e concorde com os termos de contratação do cartão;
- Confirme a solicitação.
4. Aguarde a aprovação do cartão
Ao terminar o preenchimento da solicitação, aparecerá uma mensagem no app informando o tempo estimado da resposta sobre a aprovação do seu cadastro, que varia entre as instituições emitentes de cartões, mas pode ser entre 1 e 7 dias úteis.
Esse prazo é necessário para que a instituição faça a análise do seu cadastro:
- Se suas informações e documentos foram enviados corretamente;
- Se você se enquadra nos pré-requisitos para o cartão solicitado;
- Se seu histórico de movimentações financeiras e sua situação nos órgãos de proteção ao crédito são aceitáveis para os critérios deles;
- Para a definição do valor do limite de crédito que será concedido para você.
A resposta será enviada por meio de pelo menos um desses canais:
- Notificação no aplicativo do cartão;
- Mensagem por e-mail;
- Mensagem por SMS.
5. Aguarde o envio do cartão para o seu endereço
Tendo uma resposta positiva sobre a aprovação do seu cadastro, o cartão físico será enviado para o seu endereço.
Normalmente é possível consultar o prazo e o status da entrega através do aplicativo. É só acompanhar por lá.
Caso haja atrasos, entre em contato com a instituição do cartão através dos canais de atendimento informados no app.
6. Desbloqueie o cartão e comece a usar
Quando o cartão for entregue, é necessário fazer seu desbloqueio antes de começar a usá-lo. São enviadas instruções específicas para isso junto com o cartão, seja através de um adesivo colado nele ou de uma carta impressa.
Salvo ligeiras diferença, o desbloqueio de um novo cartão costuma seguir estes passos:
- Abra o aplicativo;
- Acesse o menu de configuração do cartão;
- Encontre e selecione a opção de desbloqueio.
E a partir deste momento é possível realizar suas compras!
E não se esqueça: fique sempre atento ao limite de crédito disponível e a data de vencimento da fatura, para não extrapolar!