A conta de luz está alta? Aprenda como economizar energia elétrica
Muitos de nós sofremos com o desequilíbrio orçamentário e pensamos que a solução é conseguir aumentar a renda, não é mesmo? Porém, saber economizar pode ser fundamental para tirar o orçamento familiar do vermelho.
Essa economia envolve não somente eliminar gastos desnecessários, pois ter algumas atitudes simples, como poupar energia elétrica, por exemplo, já pode fazer uma grande diferença na diminuição das despesas.
Então, para saber como economizar na conta de luz, objetivando manter as contas domésticas sob controle e ainda contribuir com o meio ambiente, trouxemos algumas dicas que poderão te ajudar. Continue a leitura e saiba como proceder!
1. Conscientização
O primeiro passo é levar as pessoas, que moram na casa, a se conscientizarem sobre a importância de ter atitudes que poupem energia elétrica. Para isso, reúnem-se de forma que todos participem e tracem as metas que desejam alcançar.
Vale lembrar que o processo inicial será de conscientização e adaptação, então, não proponha alvos muito difíceis de se atingir, pois só o exercício de repensar as condutas já é um bom começo.
2. Apague as luzes sempre que for sair do cômodo
Uma atitude simples, que pode ser praticada por todos, é apagar as luzes sempre que sair de um cômodo. Pois, independente do tipo de lâmpada utilizada, desligá-la sempre resultará no aumento da sua vida útil e, certamente, na diminuição do consumo.
3. Aproveite sempre a luz natural
Procure deixar as cortinas e janelas abertas de forma que a luz do dia clareie os cômodos da casa. Dessa forma, não será necessário acender as luzes enquanto a claridade natural estiver disponível de forma gratuita.
4. Não tome banhos demorados
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões quando o assunto é consumo de energia elétrica. Então, procure reduzir o tempo de banho o máximo que conseguir e tenha sempre o cuidado de desligar o chuveiro quando estiver ensaboando o corpo e/ou os cabelos.
5. Deixe acumular roupas para usar o ferro de passar e a máquina de lavar
Para diminuir o consumo de energia elétrica desses dois eletrodomésticos, é melhor juntar o máximo de roupas possível, de forma que eles não fiquem sendo ligados e desligados várias vezes durante o mês.
6. Evite abrir a geladeira com frequência e mantê-la aberta por muito tempo
Toda vez que a porta da geladeira é aberta, acontece uma troca de calor entre o refrigerador, que tem uma temperatura mais baixa, e o ambiente, que tem a temperatura mais alta. Esse processo faz com que a geladeira precise consumir mais energia para se resfriar novamente.
7. Utilize lâmpadas de LED
Sempre que possível, escolha as lâmpadas de LED ao invés das incandescentes ou das fluorescentes, pois as de LED, além de iluminar mais, ainda consomem cerca de 30% menos energia que as demais lâmpadas.
Agora você já pode começar a repensar seus hábitos e colocar em prática as dicas de economia. Sem dúvida, o meio ambiente e o seu bolso agradecem!