Como e quando usar o cheque especial

Em algumas situações financeiras nos endividamos por falta de um planejamento e no final do mês não temos o suficiente para pagar todas as contas. Desse modo você precisará de um dinheiro extra que tem na sua conta corrente e seu saldo automaticamente ficará com saldo negativo, isso significa que você utilizou seu cheque especial. É conhecido também como limite da conta corrente.
Mas, o que é cheque especial?
O cheque especial é disponibilizado em conta corrente e pode ser usado sempre que não houver saldo suficiente para pagamentos de contas, cheques em dinheiro, cartão de crédito e outros.
Mas tenha muito cuidado, pois esse crédito custa muito caro devido ser umas das maiores taxas de juros entre os empréstimos. Na verdade ela tem a segunda maior taxa de juros do mercado, perdendo somente para o cartão de crédito.
O que significa entrar no cheque especial?
Quando o cliente gasta um valor maior que possui na sua conta corrente, isso significa que ele entrou no cheque especial. Assim a sua conta fica com saldo negativo até que o valor seja devolvido ao banco.
Limite x saldo real da conta corrente
Não confunda o seu limite com seu saldo real da sua conta corrente. Em diversos casos os bancos somam o saldo da sua conta com o valor disponível no cheque especial e você acaba acreditando que tem mais dinheiro na sua conta que imaginava. Por isso, fique atento e verifique com muita atenção qual a descrição do seu saldo e do valor do seu cheque especial.
Vantagem
Uma vantagem do cheque especial é o fácil acesso. No momento que você precisar de um dinheiro extra, precisará somente sacar o dinheiro ou utilizá-lo para transferência ou pagamento de uma fatura sem a necessidade de solicitar o empréstimo ao banco.
Mas lembrando que é uma opção emergencial, deve ser o único para o uso dos valores em que a necessidade de crédito é imediata. Os juros são altos e podem gerar uma dívida difícil.
Características
- Flexibilidade no gerenciamento de suas despesas e apoio para os gastos inesperados
- Você pode escolher a data para o débito dos juros do seu cheque especial
- Não possui cobrança de encargos se o limite não for utilizado
- Você pode transferir o limite entre o cheque especial e cartão de crédito conforme a sua conveniência.
Quando usar o cheque especial
Há duas opções que são indicadas para utilizar o crédito pré-aprovado. A primeira quando o cliente precisa do dinheiro mas não tem valores e utiliza para compra necessária. E a outra opção é do uso do saque com cartão de crédito, outro empréstimo emergencial com altas taxas de juros.
Mas o ideal seria negociar com seu banco um crédito com juros menores e não utilizar o cheque especial.
Não acumule dívidas
O Banco Central contou com novas regras para o pagamento do débito. Os clientes que usarem mais de 15% do limite de seu crédito especial durante 30 dias consecutiva tem o direito de parcelar a dívida. Mas esse parcelamento cobrará juros maiores. A credora poderá diminuir o limite do empréstimo imediato na conta corrente do seu cliente.
Qual o limite do cheque especial
Uma das coisas que você deve levar em consideração é o limite estabelecido pelo seu banco. O limite é a linha de crédito que o banco oferece a você nesse tipo de empréstimo. Resumindo é o valor disponível para você definido de acordo com os seus rendimentos mensais e com o relacionamento que você tem com a instituição. Alguns bancos oferecem aos seus clientes um limite de cheque especial sem cobrar juros em alguns dias. Por isso, fique atento no prazo, para que você devolva o dinheiro dentro desses dias para que fuja dos juros.
Como sacar o seu cheque especial
Para utilizar basta sacar o valor desejado que está disponível na sua conta corrente.
Você pode utilizar da seguintes formas:
- Pagamento de contas
- Compensação de cheques
- Transferências para outros bancos
- Compras usando o cartão de débito da conta corrente
- Saques em caixas eletrônicos ou na sua agência.
Vale a pena usar o cheque especial?
O mais importante é que o correntista tenha consciência de que esse limite não é dele de verdade. É um valor real de dinheiro que o cliente tem disponível em sua conta, como crédito oferecido pelo banco. Só vale a pena em situações emergenciais como em casos de doenças e emergências em geral.
É muito importante que o correntista tenha como meta cobrir essa dívida o quanto antes. Os juros como falamos anteriormente são altos e cobrados diariamente e podem chegar a uma grande dívida.
Faça sempre um bom planejamento das suas finanças para que não seja necessário o uso desse recurso que pode te gerar um problema no futuro caso não tenha o valor para cobrir. Uma dica importante é fazer um curso grátis no youtube sobre finanças pessoais, isso poderá te ajudar na hora de poupar dinheiro, comprar com consciência e também fazer investimentos certos para lucros futuros.