Cartão de crédito negado: por que isso acontece?
Se antes o cartão de crédito era um item de luxo, atualmente é considerado um aliado do consumidor se usado de forma consciente. Pois, além de evitar riscos desnecessários, com o uso do dinheiro em espécie, o cartão de crédito traz, vinculado a si, vários outros benefícios.
Porém, conseguir um cartão de crédito pode não ser muito simples para algumas pessoas, e não basta ter o cadastro positivado no mercado para se ter garantia de aprovação de crédito, pois outros critérios são analisados para que o limite seja liberado.
Então, se você já tentou solicitar um cartão de crédito e teve seu pedido negado, mas não sabe o porquê disso ter acontecido, esse texto será esclarecedor para você.
Continue a ler e saiba os motivos que levam à reprovação do seu cadastro.
Motivos para o cartão de crédito ser negado
É importante dizer que cada instituição financeira tem suas próprias regras para aceitar ou recusar um pedido de cartão de crédito, porém existem alguns pontos comuns à maioria das instituições credoras, dos quais falaremos a seguir.
Restrição no CPF
Se há alguma restrição no seu CPF, é muito provável que seu pedido seja negado, pois as empresas que oferecem cartões, na maioria dos casos, consultam os serviços de proteção ao crédito para saber se há alguma restrição no nome do solicitante.
Quando o nome está negativado, imagina-se que há uma maior probabilidade desse cliente se tornar inadimplente novamente, por isso o cadastro é negado.
Score baixo
O seu histórico de pagamentos também pode influenciar quando o assunto é liberação de crédito, pois os órgãos como SPC e Serasa, por exemplo, calculam o seu score, que é um sistema de pontuação que varia de 0 a 1000.
O score analisa as probabilidades do cliente realizar pagamentos em dia e está classificado em três grupos:
- Abaixo de 300 pontos: alto risco de inadimplência
- Entre 300 e 700 pontos: risco médio de inadimplência
- Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência
Pode até ser que seu nome esteja limpo, mas que você tenha realizado poucas movimentações financeiras no mercado, ou seja, comprado pouco no crédito, o que faz com que você não tenha histórico financeiro para ser analisado e consequentemente tenha seu cadastro negado.
Comprovação de renda
A comprovação de renda é um fator que pode te ajudar ou te impedir de conseguir a aprovação de um cartão de crédito. Ou, quando ele é aprovado, o valor da renda pode influenciar no limite que ficará disponível para compras.
Por isso, não deixe de ter um documento que comprove sua renda, pois, mesmo que seja autônomo, há como comprová-la através de Declaração de Imposto de Renda ou Declaração de Rendimentos, por exemplo.
Dados incorretos ou desatualizados
Todas as instituições financeiras exigem que os solicitantes informem seus dados pessoais para serem averiguados. Qualquer tipo de inconsistência, como endereço incorreto, por exemplo, pode ser motivo para o pedido ser rejeitado.
É muito importante também que os documentos apresentados estejam legíveis e em bom estado de conservação, pois caso gerem dúvida em relação à veracidade, também será motivo de reprovação do cadastro.
Capacidade de pagamento
Pode ser que você tenha atendido a todos os critérios acima, mas ainda assim não tenha tido sucesso em sua solicitação. O motivo pode ser a sua capacidade de pagamento em relação ao valor de crédito que você solicitou.
Alguns cartões trabalham com um limite de crédito alto. Por isso, é necessário que você demonstre que conseguirá pagar esse limite que será cedido para seu uso. Portanto, se o valor da sua renda for incompatível com o que for disponibilizado no cartão, não haverá chance de aprovação.
Sistema de Informação de Crédito (SCR)
Esse é um banco de dados do Banco Central, alimentado mensalmente pelas instituições financeiras com informações sobre as operações de crédito concedidas. É, também, um canal acessado pelas instituições credoras, pois ele apresenta o saldo devedor de clientes e se os pagamentos estão em dia ou atrasados.
Caso você tenha sido avalista de alguma operação de crédito, essa informação também constará no SCR e fará diferença na sua avaliação. Portanto, esse pode ser um fator decisivo para que bancos ou financeiras recusem o seu pedido.
Economia do país
A aprovação da sua solicitação pode estar relacionada ao momento da economia do país, pois quando há uma crise financeira e cresce o número de desempregados, por exemplo, entende-se que a inadimplência também poderá aumentar e será grande a chance do cliente não conseguir honrar com o pagamento da dívida.
Dicas para ser aprovado no cartão de crédito
Agora que listamos as possibilidades de reprovação do seu pedido de cartão de crédito, seguem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo de aprovação:
- Escolha um cartão que esteja de acordo com o seu perfil, para isso, analise taxas e renda mínima exigida;
- Se você não pode comprovar renda, solicite cartões que não fazem essa exigência, como cartões de lojas online e cartões de crédito pré-pagos;
- Mantenha seu nome limpo, isso sem dúvida te fará sair em vantagem;
- Construa um bom histórico financeiro. Tenha contas em seu nome e procure pagar produtos através de boletos, pois essa prática também comprova sua movimentação financeira;
- Sempre que necessário, atualize seus dados;
- Faça o Cadastro Positivo, pois nele todas as suas contas quitadas em dia são registradas, beneficiando o seu histórico.
Agora, após esses esclarecimentos, com certeza ficará mais fácil para você se organizar e solicitar seu cartão, não é mesmo?