Cartão de crédito, cartão de débito e cartão pré-pago: conheça as diferenças entre eles
Para entender melhor como funcionam os cartões de crédito, débito e pré-pago, é importante conhecer as características de cada um, pois todos eles possuem benefícios e atrativos para conquistar os usuários, e o que vai os diferenciar um do outro é a maneira como disponibilizam o dinheiro.
O cartão de crédito é aquele que possibilita ao usuário a utilização de um limite oferecido pelo banco; o cartão de débito precisa que haja um saldo disponível na conta bancária e o cartão pré-pago é utilizado a partir de uma recarga inicial, como se fosse um plano de celular pré-pago, por exemplo.
Então, se você gostaria de entender mais sobre cada um deles, continue a leitura, pois iremos destacar as funcionalidades, os principais benefícios e outras características importantes para te ajudar a escolher a modalidade que se adequa à sua realidade financeira.
O que é o cartão de crédito
O cartão de crédito é um meio de pagamento que possui um limite predefinido disponibilizado por uma instituição financeira, que pode ser um banco, uma fintech ou outro tipo de empresa como lojas, por exemplo.
Ele permite ao consumidor usar o limite de crédito para adquirir produtos e serviços em estabelecimentos que aceitam cartão e o usuário só paga pelo que foi gasto, no dia do vencimento da fatura. Esses valores têm a possibilidade de serem parcelados conforme regras do estabelecimento e desejo do comprador.
Para cada cliente é liberado um limite específico de crédito de acordo com a análise de renda e histórico de pagamento, feita pela instituição, que define quanto aquele usuário poderá ter de limite no cartão de crédito.
É importante que se respeite esse limite pré-definido, que inclui não só os gastos feitos no mês corrente, mas também os valores dos meses anteriores que foram parcelados. Portanto, as parcelas a vencer comprometem o limite total do cartão, que será liberado à medida que são pagas.
Principais benefícios disponíveis em cartões de crédito
- Oportunidade de comprar o que se deseja, mesmo que não tenha dinheiro disponível no ato da compra, podendo pagar posteriormente através de fatura.
- Dependendo da data da compra, é possível que se tenha até 40 dias para começar a pagar, pois as compras feitas a partir de 10 dias antes do fechamento da fatura, ficam para pagamento no boleto do mês seguinte.
- Dependendo das regras do estabelecimento é possível dividir o valor gasto em parcelas, de forma que o orçamento não fique totalmente comprometido.
- Alguns cartões oferecem a possibilidade de acumular pontos em programas de fidelidade, possibilitando ao cliente trocar esses pontos por diferentes benefícios.
- Segurança e comodidade, pois você não precisa andar com grandes quantias de dinheiro, evitando correr riscos desnecessários. Há, também, o conforto de realizar compras na internet sem precisar sair de casa.
Cartões de crédito mais pedidos
Alguns dos cartões de crédito mais pedidos têm, em comum, a ausência de anuidade, que é uma taxa de serviços cobrada junto com a fatura. Essa gratuidade já é um benefício considerável.
Listamos, abaixo, alguns dos cartões mais solicitados:
Neon
C6 Bank
SX Santander
Inter
Next
Hipercard Internacional
Will Bank
Pan
Nubank
PicPay
Digio
Como funciona o cartão de débito
Para que essa modalidade de cartão tenha funcionalidade, é preciso que se tenha uma conta corrente, poupança ou salário, em um banco ou instituição de pagamento, e que se tenha um valor disponível em conta para realizar compras com o cartão.
Esse cartão poderá ser utilizado apenas se houver saldo disponível em conta, que pode ser proveniente de recebimento de salário, transferência bancária, crédito do cheque especial, entre outras fontes.
Então, assim que a compra é efetuada, o valor é debitado imediatamente da sua conta, por isso o limite desse tipo de cartão é igual ao valor que houver disponível na conta onde o cartão é vinculado.
Principais benefícios disponíveis e algumas limitações
- Pagamento de forma simples e descomplicada, onde o saldo é debitado automaticamente da conta do cliente, seja ela corrente ou poupança.
- Organização do orçamento, pois como o valor gasto será debitado integralmente na hora da compra, o usuário não precisará lidar com o pagamento de parcelas futuras.
- Pode ser usado por pessoas com nome negativado e que estejam impossibilitadas de adquirir um cartão de crédito, pois não há necessidade de análise de crédito.
- Possibilidade de conseguir desconto no preço do produto ou serviço, por ser um pagamento à vista.
Porém o cartão de débito apresenta algumas limitações, como a impossibilidade de parcelar o valor das compras e a necessidade de estar vinculado a uma conta bancária.
Outro ponto a se ficar atento é com relação ao limite do cheque especial, pois caso o consumidor faça uma compra, com o valor acima do que está disponível em conta, a diferença pode ser descontada no cheque especial, que possui altos juros mensais.
Para que serve o cartão pré-pago
O cartão pré-pago permite que seu usuário faça compras no Brasil e no exterior, em lojas físicas e online, assim como um cartão de crédito convencional. Porém, antes de usá-lo é preciso realizar uma recarga que ficará disponível para fazer o pagamento do que for comprado, semelhante a um plano de celular pré-pago.
No ato da compra, esse valor será descontado de maneira integral, sendo assim não será possível realizar o parcelamento do débito.
Esse cartão poderá ser usado na função débito ou crédito e a diferença só será percebida no momento de realizar o pagamento da compra, quando a opção escolhida na maquininha de cartões será uma ou outra dependendo da função do cartão que o cliente possuir.
Porém, mesmo escolhendo usá-lo na função crédito, não é possível parcelar as compras e é necessário haver saldo disponível no cartão.
Existem quatro tipos de cartões pré-pago:
- Cartão Pré-pago Nacional: recebe somente recargas em reais e pode ser usado apenas no Brasil;
- Cartão Pré-pago Internacional: recebe recargas em moedas estrangeiras e pode ser usado em todos os países onde a bandeira do cartão for aceita;
- Cartão Pré-pago corporativo: pode ser usado para o pagamento de salário e benefícios, como vale-transporte e alimentação, por exemplo;
- Cartão Pré-pago de vale presente: geralmente não aceita recargas e deve ser usado na mesma loja onde foi adquirido, com o objetivo de presentear alguém.
Vantagens do pré-pago
A principal vantagem dessa modalidade de cartão é que ela não precisa de comprovação de renda e análise de crédito, possibilitando a quem está negativado adquirir esse cartão, que é aceito em milhares de estabelecimentos, tanto físicos quanto virtuais. Além disso:
É uma ferramenta que permite o controle de gastos, sem acúmulo de dívidas para os meses seguintes.
Não há preocupações com o pagamento de faturas.
Não é preciso ter conta em banco para adquirir um cartão pré-pago.
Então, agora você já pode escolher a modalidade de cartão que será melhor para você!