Para quem adora viajar com certeza não mede esforços para pagar aquela viagem que tanto deseja fazer. Mas viajar pagando barato é muito bom, é muito melhor que encontrar promoções de passagens aéreas, mas possuir uma conta cheia de milhas aéreas e viajar quase de graça pagando somente a taxa de embarque é melhor ainda. Com as facilidades cada vez maiores no momento de viajar de avião, juntamente com o aumento das parcerias e maneiras de acumular milhas nos programas de fidelidade das companhias aéreas.

Essa oportunidade virou moda de viajar gastando pouco ou nada, e já existem muitas pessoas economizando muito por aí. 

Como ganhar pontos?

São diversas formas de você acumular pontos para fazer uma viagem. Com compras, por exemplo, andando de táxi, fazendo compras no supermercado, enchendo o tanque do seu carro, comprando um celular novo, e outros métodos. Cada programa de fidelidade tem as suas empresas parceiras e você pode ganhar pontos com essas compras. Mas para isso é preciso acompanhar todas as promoções pelos programas de fidelidade em parcerias com prestadoras de serviços. 

Adquira um cartão de crédito que acumule pontos

Muitas pessoas sabem o poder que os cartões de crédito tem para acumular milhas aéreas, mas ainda há muitas dúvidas como:

  • Qual o melhor cartão de crédito?
  • Como escolher?

Muitas vezes pessoas que comprovem uma  renda acima de R$2.500,00 podem pedir alguns dos cartões de níveis Gold, Premium, Platinum ou Black que permitem o direito de acúmulo de milhas aéreas. Quanto maiores os seus gastos, melhor o nível do cartão e mais pontos você consegue.

Normalmente a cada 1 ponto= 1 milha, mas nem sempre é assim. Há cartões de crédito em que 1 milha = 1,25 pontos e tem cartões que acumulam muito mais pontos. 

Pontuar em viagens com companhias parceiras 

Os voos internacionais permitem acumular pontos suficientes para fazer até 2 viagens no Brasil. Por meio das parcerias das companhias aéreas brasileiras com as  estrangeiras , você pode ganhar milhas em programas de fidelidade nacionais. 

Assine redes e clubes de milhas

Para atrair e agradar seus clientes, muitas empresas criam clubes de vantagens, entre os benefícios está o acúmulo de pontos adquiridos em compras que depois podem ser trocados não somente por passagens, mas também vestuários, perfumes e até eletrodomésticos. Nesse caso temos como exemplo o KM de vantagens da Rede Ipiranga e o Dotz.

Acumule pontos viajando

No momento que você viaja de avião , isso acumula milhas. Mas isso se você estiver cadastrado nos Programas de Fidelidade das companhias aéreas. Cada companhia aérea tem suas regras para dar a sua pontuação, isso de acordo com o trecho, valor da passagem aérea ou o tipo de classe que você voa. Independente do valor na hora de viajar você consegue acumular pontos. 

Mas uma dica importante, no momento do check-in, preencha seu número de fidelidade para calcular a sua pontuação. Caso você esqueça terá 3 meses após o voo para acumular esses pontos, mas lembre-se de guardar o cartão de embarque.

Fazer o cartão da companhia aérea 

Muitas companhias aéreas disponibilizam cartões de crédito próprios, que automaticamente transferem os pontos para o programa de milhagem. Oferece alguns benefícios como podendo parcelar sua viagem em até 10 vezes sem juros, receber descontos e ser o primeiro a embarcar no avião.Mas fique atento, pois esses pontos vencem rápido. 

Aproveitar os bônus de transferências

É cada vez mais comum os programas de fidelidade realizarem promoções. Se você transferir uma quantidade de pontos do cartão de crédito para o programa, na data estabelecida, você ganha um bônus entre 30% e 100%. Vale muito esperar as promoções para transferir seus pontos, pois geralmente eles tem prazo de validade de dois anos no cartão de crédito e no programa de milhagem. Se caso você transferir logo para o programa perde o prazo do cartão.

Uma forma de acompanhar as promoções de bônus é pelo aplicativo dos programas de milhagem ou pelas redes sociais. Também pode assinar a newsletter de cada programa e receber por e-mail. 

Conhecendo as alianças e parcerias aéreas de cada programa:

LATAM- programa Latam fidelidade

Uma das maiores redes de fidelidade do Brasil é a companhia Latam. O nome do programa da Latam é Multiplus. Associando-se ao programa você acrescenta pontos não somente na aquisição de passagens aéreas Latam, mas também das 27 companhias que fazem parte da Star Alliance, como Air Canada, Air China, Avianca, EgyptAir, Us Airways e outras.

Gol- programa Smiles

Também um famoso programa de milhagem, o Smiles. As milhas são acumuladas não somente em compras de passagem da própria companhia, mas também ao adquirir bilhetes de viagens da Air France, KLM, Qatar Airways e Delta Air Lines.

Avianca- programa amigo

O programa de fidelidade da companhia aérea Avianca é o Amigo. Todos os pontos são acumulados a cada bilhete emitido, e possuem um valor exato, sem depender da distância percorrida. A pontuação varia de acordo com a categoria do programa que o cliente faz parte. As categorias são: Amigo, Amigo Prata e Amigo Ouro.

Azul- programa TUDOAZUL

O programa de milhas aéreas da companhia Azul, já premia o cliente com 1000 pontos que se cadastrem no site. Utilizar outros serviços disponibilizados pela empresa como, check-in online também geram pontos. 

Vale a pena acumular pontos ou milhas?

A resposta é sim. As possibilidades de acúmulo e de resgate de pontos são quase ilimitadas. São tantas opções que é difícil alguém não conseguir aproveitar. Além de todos os benefícios existem de fato e são bem relevantes. Você pode ganhar passagens aéreas gratuitas, produtos ou serviços de valor expressivo, somente com a sua fidelidade. 

E esse benefício é possível para todos.

Caso esteja começando, a recomendação é ficar atento na hora da sua compra e no momento de escolher seu cartão de crédito para não perder nenhum ponto. 

Aproveite agora mesmo e acumule pontos para fazer sua viagem que tanto deseja, e o melhor gastando pouco ou quase nada.