Cartão de crédito para Autônomo: conheça as melhores opções
É praticamente consenso que o cartão de crédito facilita bastante a vida das pessoas, sobretudo se for usado com precaução e planejamento financeiro. Pois toda a praticidade em realizar pagamentos por meio dele, de forma segura e facilitada, é bom demais.
Além das funcionalidades descritas acima, as vantagens associadas aos cartões de crédito também trazem possibilidades de participação em programas de relacionamento, com conveniências e incentivos que fazem diferença no nosso dia a dia.
Então, se você é um profissional autônomo, deseja solicitar um cartão de crédito, mas não sabe como proceder, temos algumas dicas e informações que poderão te ajudar a conseguir um cartão com os requisitos que você precisa. Quer saber como? Continue a leitura!
Opções de cartões de crédito para autônomos
É importante levar em consideração alguns aspectos que podem facilitar a aprovação e também os benefícios oferecidos pelo cartão, levando-se em conta que você é um profissional autônomo.
Alguns pontos importantes a serem pesquisados são: exigência ou não de comprovação de renda, facilidade para aumentar o limite de crédito, taxas de juros, benefícios, facilidade e funcionalidade do aplicativo e reputação do cartão.
Diante disso, listamos alguns dos melhores cartões de crédito para os trabalhadores autônomos. Confira quais são eles:
1. Cartão Digio
Além de não possuir anuidade, o cartão Digio tem taxas baixas, é conhecido por aprovar clientes com facilidade e, muitas vezes, oferecer um limite inicial alto. Outro fator interessante é que ele não possui cobrança de crédito rotativo.
O Digio também oferece outras vantagens, como descontos em lojas parceiras, cashback, marketplace com vários produtos e o Digio Cash, que permite ao cliente transferir parte do limite do cartão direto para a conta corrente ou poupança.
2. Cartão C6
Super interessante para quem busca um cartão com cashback, este cartão também não possui cobrança de anuidade, nem exige comprovação de renda. Possui um programa de milhas muito vantajoso, além da possibilidade de liberar um limite inicial de crédito, alto.
Além dos benefícios próprios da bandeira do cartão, o C6 também oferece o programa de pontos Átomo, próprio da instituição. Portanto o C6 é uma boa opção para ganhar descontos e cashback para o seu dia a dia e no trabalho como autônomo.
3. Cartão Inter
Sem anuidade, o cartão Inter Gold, que é a modalidade inicial oferecida para os clientes, é um cartão internacional, que já vem com um bom limite de crédito e possui a bandeira Mastercard, com os benefícios associados a ela.
Uma vantagem do cartão Inter é que se você trabalha como autônomo e possui uma MEI, é possível abrir uma conta específica como Microempreendedor Individual e aproveitar todos os benefícios que o banco oferece para os pequenos empreendedores.
4. Cartão Next
Os juros do cartão Next são baixos quando comparados com outras opções semelhantes e ele é considerado um dos melhores cartões para cashback. Além disso, oferece os benefícios da bandeira Visa e é um cartão internacional.
O Next oferece vantagens exclusivas no Uber, Cinemark e as vantagens do programa Vai de Visa, como participação em promoções e descontos em lojas parceiras como Casas Bahia, Netshoes, Extra, entre outras.
5. Cartão Nubank
Esse cartão pode ser uma ótima opção para quem está com o score baixo. Apesar de ser um cartão mais básico, ele é bem completinho! Além do mais, ele possui taxas mais baixas e não tem cobrança de anuidade.
Assim como no banco Inter, o Nubank também oferece a opção de abertura de conta digital como Pessoa Jurídica, para quem tem uma MEI e pode ser totalmente gerenciado por meio do aplicativo.
6. Cartão Credicard Visa Platinum
Uma excelente opção para quem busca um bom limite inicial, o Credicard Visa Platinum oferece crédito a partir de mil reais. Ele também oferece acesso ao programa de pontos e descontos em grandes lojas e estabelecimentos.
Por não haver cobrança de anuidade e ser totalmente gratuito, é uma boa opção para pagar compras do dia a dia. Além do mais, a aprovação é bem rápida e o limite já fica disponível para uso imediatamente após a aprovação.
Limite de crédito para Autônomos
O limite do cartão de crédito para autônomo é disponibilizado conforme a avaliação realizada pelo banco ou instituição financeira emissora do cartão. Porém, o limite inicial pode aumentar de acordo com o seu uso.
Por isso, quanto maior for o gasto no cartão e a pontualidade no pagamento das faturas, maiores serão as chances de liberação de um aumento no limite de crédito. Então, sempre que possível, use o cartão ao invés de dinheiro e pague as faturas até a data de vencimento.
Comprovação de renda do Autônomo
Como o trabalhador autônomo não possui um comprovante de renda como contracheque, por exemplo, alguns meios de comprovação de renda, por mais que não sejam considerados comprovantes de renda oficiais, podem indicar a sua realidade financeira.
A Declaração de Imposto de Renda é um dos documentos que auxiliam nessa comprovação, por isso é importante que você a mantenha atualizada anualmente, mesmo que seja isento de pagamento do imposto.
O extrato bancário, com a movimentação da sua conta, pelo menos dos últimos 6 meses, também indica a sua capacidade financeira, por isso priorize receber valores e realizar transações por meio da sua conta.
Além disso, ter um bom histórico de pagamentos e manter o Score o mais alto possível, contam pontos a seu favor no momento de solicitar um cartão de crédito, pois indicam que suas chances de inadimplência são pequenas.
Agora é com você! Escolha o seu cartão de crédito de forma consciente e aproveite as vantagens e facilidades que esse meio de pagamento proporciona aos seus usuários!