Black Friday: quem se prepara antes não cai em enganação de preços
A Black Friday já caiu no gosto dos brasileiros e, a cada ano, mais consumidores aguardam a data promocional para fazer compras e usufruir dos descontos oferecidos pelas instituições participantes.
Porém, na véspera da Black Friday, algumas lojas e empresas executam uma manobra nos preços. Nesta manobra, o valor do produto é reajustado e o desconto é dado sobre o preço que foi alterado de forma proposital, fazendo com que o desconto seja ilusório.
Mas, para que você que aguarda pela Black Friday, não seja enganado com falsos descontos, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a identificar a “maquiagem” nos preços e se prevenir, garantindo que a oferta seja real. Então, continue a leitura e se prepare!
A Black Friday
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é realizada sempre na sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças, que é um dos feriados mais importantes do país Norte Americano, sendo celebrado sempre na última quinta-feira do mês de novembro.
O dia da Black Friday representa o início da temporada de compras de Natal nos Estados Unidos, e por mais que não tenha surgido no Brasil, já foi incorporada ao calendário das lojas e empresas brasileiras, tanto online quanto físicas.
Em tese, a Black Friday é um dia tradicional de grandes liquidações, quando os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores por meio de preços bem abaixo do praticado. Porém, o desconto nem sempre é real!
Mas, quais atitudes podem te ajudar, realmente, a pagar menos pelo produto que deseja?
Programe-se com antecedência e monitore os preços
Estabeleça, de forma antecipada, o que você deseja adquirir na Black Friday, pois, com essa atitude, será possível ir monitorando os preços e, quando chegar o grande dia, ter certeza que o desconto esteja, realmente, compensando.
Sites de monitoramento de preços na Black Friday
O monitoramento é tão relevante que já existem, inclusive, sites que oferecem essa possibilidade aos usuários, como forma de ajudar o consumidor a acompanhar o preço dos itens da sua lista de desejos. Entre os sites, estão:
- Bondfaro: essa plataforma apresenta as melhores ofertas em diversas categorias, com destaque para eletrônicos e roupas;
- Buscapé: neste site é possível encontrar os itens mais buscados pelos consumidores e algumas promoções que já estejam em vigor;
- JáCotei: permite comparar o valor e a variação de preço de diversos produtos, além disso mostra em quais lojas o produto está sendo vendido e também o histórico dos preços nos últimos meses;
- Zoom: esta ferramenta funciona como um comparador de preços e permite aos usuários localizar produtos com os melhores descontos e menores preços;
- Site oficial da Black Friday: esse site reúne ofertas e pode ser usado pelos consumidores para monitorar os preços de produtos variados, inclusive, durante a própria Black Friday.
Agora que você já sabe como se preparar, é só esperar chegar o dia dos grandes descontos e fazer valer a sua espera!