Santander: o único banco de capital estrangeiro entre os maiores do Brasil
Quando se pensa em banco tradicional brasileiro, alguns nomes vêm à nossa mente, não é mesmo? Muito provavelmente, o banco Santander seja uma dessas marcas lembradas por nós.
Mas você sabia que o Santander é um banco de origem estrangeira? O nome do banco é justamente o nome da província onde ele foi fundado na Espanha. Mas, a relação da instituição com o Brasil é bem antiga, desde 1982 e de lá pra cá só tem se fortalecido.
Ficou interessando por essa história? Para conhecer um pouco mais o banco Santander no Brasil, continue a leitura e saiba como ele se tornou um dos maiores bancos privados do país, com presença em todas as regiões brasileiras.
Quem é o banco Santander?
O Santander Brasil possui sede na cidade de São Paulo e faz parte do Grupo Espanhol Santander. Ele é o maior banco da Zona do Euro e um dos maiores do mundo, sendo considerado também o terceiro maior banco privado do Sistema Financeiro Brasileiro.
Uma das particularidades do Santander Brasil, é que ele é o único banco de capital estrangeiro entre os maiores do país. Porém, apesar da origem estrangeira, a instituição no Brasil funciona como subsidiária autônoma.
Com o propósito de contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem, o banco se pauta em cinco princípios que norteiam sua conduta: integridade, transparência, responsabilidade, diversidade e respeito.
A história do banco Santander
Em maio de 1857, a Rainha Isabel II, da Espanha, assinou o Decreto Real autorizando a constituição do banco Santander, que inicialmente tinha a função de facilitar o comércio entre o Porto de Santander e a América Latina.
Em 1999 o banco estabeleceu um importante marco na sua história, quando se fundiu com o Banco Central Hispano, e passou então a se chamar Banco Santander Central Hispano ou BSCH.
Em 1957, o Grupo Santander entrou no Brasil por meio do Banco Intercontinental do Brasil S.A. Em 1982 abriu sua primeira agência em território brasileiro e, a partir dos anos 90, intensificou seu alcance, através do seu crescimento orgânico e de aquisições importantes.
Em 2007, depois de algumas divergências entre os altos executivos da instituição, o banco voltou a se chamar oficialmente Banco Santander S.A. e como todo grande banco, passou por mais fusões, incorporações e parcerias, ao longo da sua história.
O banco Santander está presente, atualmente, em doze países e avança a cada dia em estratégia de ser o melhor banco comercial e de varejo, conquistando a fidelização de pessoas, clientes, acionistas e comunidades por meio de um banco simples, pessoal e justo.
Produtos e serviços oferecidos pelo Santander
O Santander trabalha de forma física e digital. Dentre os vários produtos e serviços oferecidos pela instituição, podemos destacar:
Pessoa Física
- Conta corrente;
- Cartões de crédito;
- Créditos e Financiamentos;
- Investimentos e previdência;
- Consórcio;
- Seguros diversos.
Empresas:
- Conta Pessoa Jurídica;
- Capital de giro;
- Cartão empresarial;
- Maquininhas de cartão (Getnet)para recebimento de pagamentos;
- Seguros;
- Consórcio e muitos outros.
O Santander tem perpetuado sua história de sucesso por meio de investimento no mundo digital e também expandindo suas agências físicas por todo o país; sempre gerando vínculos sustentáveis e de confiança com os diversos públicos com quem se relaciona.