O cartão de crédito é um dos principais produtos financeiros existentes, e está de tal forma incorporado à dinâmica de consumo da maioria dos brasileiros, que até vendedores ambulantes de pequenos artigos disponibilizam da maquininha para quem quiser pagar com cartão.

Então o cartão de crédito hoje é sinônimo de dinheiro no bolso e representa o poder de compra do consumidor. Mas se o famoso “limite do cartão” for pequeno demais, seu poder de compra é igualmente reduzido.

E como fazer com que esse limite aumente? A seguir trazemos informações e dicas importantes para que você não tenha o seu poder de compras limitado e seja um cliente cheio de moral.

O que é e para quê serve o limite do cartão?

Pode ser que você nunca tenha tido a curiosidade de olhar o significado da palavra “crédito”, talvez por assimilar de alguma forma o que ela quer dizer. Mas saber exatamente o conceito deste termo traz clareza para o uso que estamos abordando aqui.

Segundo o tradicional dicionário Aurélio, “Crédito” é: Confiança. Boa reputação; boa fama. Cessão de mercadoria, serviço ou dinheiro, para pagamento futuro. O haver de uma conta. Sem pagar no ato da compra; fiado.

Assim, podemos entender que o limite de crédito é o valor máximo que uma instituição financeira concede ao seu cliente, através de um cartão, para que este realize compras em determinado período de tempo e efetue seu respectivo pagamento em data posterior através da fatura.

Como o limite do cartão de crédito é definido?

Sempre que um banco ou instituição disponibiliza algum produto financeiro, são estabelecidos alguns pontos para a análise do cadastro do cliente candidato, a fim de que se tenha segurança na concessão ou não daquele produto.

Essa análise é baseada nas seguintes consultas:

  • do CPF do cliente em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa

Para saber se seu cadastro está com restrições por inadimplência ou manchado por ocorrências anteriores;

  • em extratos bancários fornecidos previamente

Buscando ver num determinado período de tempo se sua movimentação é ativa e saudável, e principalmente se é mantida com saldo positivo.

  • do comprovante de renda

Para saber qual é o valor mensal que o cliente tem para honrar com seus compromissos.

E é justamente o comprovante de renda que determinará qual será o limite de crédito inicial concedido ao cliente.

De modo proporcional, uma renda baixa garantirá um limite baixo e uma renda alta pode garantir um limite alto. Mas não crie ilusões quanto ao limite alto, pois o conjunto dos hábitos e histórico financeiros do cliente será analisado.

Onde consultar o valor do seu limite de crédito

A grande maioria dos cartões de crédito hoje possui um aplicativo próprio ou atrelado a uma conta bancária, de onde é possível controlar e gerenciar toda a sua movimentação.

Assim, tais aplicativos são o principal canal de consulta do limite de crédito do cartão, pois trazem informações atualizadas em tempo real.

Basta acessar o menu “Cartão” ou “Limite” no aplicativo para consultar:

  • a lista e o valor total das compras realizadas até o momento da consulta;
  • o limite de crédito ainda disponível até o fechamento da fatura;
  • a data do fechamento da fatura;
  • o valor e a data de vencimento da próxima fatura;
  • melhor data para a realização de compras (com maior prazo para pagar);
  • parcelamentos de fatura já realizados.

Outros canais onde o limite de crédito pode ser consultado são:

  • a fatura do cartão: mas as informações poderão estar desatualizadas;
  • em caixas eletrônicos que aceitam o referido cartão: mas pode haver cobrança de taxas por esse serviço;
  • nos canais de atendimento do cartão: por telefone, chats e site.

Aumente o seu limite de crédito com essas dicas

Há um consenso sobre as recomendações a serem seguidas a fim de se obter o aumento do valor do limite de crédito. Os próprios bancos e operadoras de cartões sempre dão orientações nesse sentido.

A questão é que nem todos possuem a paciência ou a disciplina necessária para colocar todas as dicas em prática, ou então porque têm urgência no aumento do limite. Mas uma coisa é certa: mudar hábitos, organizar e manter a vida financeira em ordem, exige algum esforço.

Então veja as principais dicas para que você consiga aumentar o limite de crédito do seu cartão:

Mantenha seu cadastro atualizado

Não deixe faltar nenhum dado ou informação no seu cadastro do cartão, principalmente no que se refere à Renda Mensal. Normalmente os bancos e operadoras de cartões fazem contínuas análises de crédito e podem considerar que você está habilitado para um limite maior.

Use o máximo possível do seu limite mensal

Se o seu limite for no valor de R$1.000,00, por exemplo, sempre gaste acima de R$900,00, mas nunca além do limite. A operadora do cartão observará que você faz uso do limite que já possui e entenderá que talvez você precise e esteja interessado em mais crédito.

Concentre seus gastos no cartão em que deseja ter o limite aumentado

É comum que as pessoas possuam e usem mais de um cartão de crédito, mas se você tem a intenção de aumentar o limite de um deles, é importante que faça um uso estratégico.

Diminua os gastos nos outros cartões e concentre suas compras no cartão em que deseja ter o crédito aumentado, aproveitando ao máximo o limite que já tem nele, conforme nossa dica anterior.

Mas atenção: concentrar suas compras nele não significa necessariamente aumentar o seu consumo mensal. Faça suas compras normalmente, mas cuidado com o consumismo!

Pague sua fatura em dia e no valor total

Evite a todo custo que sua fatura seja paga com atraso! Se possível, até antecipe em alguns dias e se esforce por pagar o valor total da fatura.

Nada seria tão mal visto pelo banco ou operadora de cartão quanto ter atrasos no pagamento de sua própria fatura.

Atrasos podem causar muita resistência por parte deles na concessão do aumento de crédito e poderia inclusive promover o efeito contrário, que seria a diminuição do valor do limite e até seu bloqueio em casos extremos.

Conserve o seu nome limpo e sem pendências financeiras

Como as instituições financeiras estão sempre de olho na situação de seus clientes, elas saberão se alguma ocorrência negativa aparecer no seu cadastro e ligarão o alerta vermelho.

O Score de Crédito, que é a nota numérica que indica se você é um bom ou um mau pagador, está aí para isso.

Então mantenha suas contas e compromissos em dia, e zele pelo seu nome.

Tenha uma movimentação financeira saudável

Uma movimentação financeira saudável é aquela onde você, como cidadão e consumidor, faz uso de produtos e serviços financeiros em seu nome, sem prejuízo de ninguém.

Isso significa fazer compras, ter boletos e faturas em seu nome, e pagos em dia; ter conta bancária com saldo positivo e crescente, e nela fazer depósitos, saques, transferências e etc.; contratar serviços financeiros diversos, como empréstimos e financiamentos; possuir investimentos; e etc.

Ou seja, use tudo que está disponível e mantenha seus compromissos em dia.

Aumente o seu relacionamento com o banco ou instituição do cartão

Algo que atrai a atenção positiva da instituição do seu cartão é se, além do cartão, você faz uso de outros produtos e serviços que ela oferece.

Como muitos cartões de crédito são obtidos através de uma conta bancária, faça um uso contínuo da sua conta e se possível contrate outros produtos ou faça investimentos por meio deles.

Quando o cartão é de lojas de varejo, dê preferência por fazer compras na loja e por usar o cartão no pagamento.

Quando o aumento do limite de crédito ocorre

São dois os momentos em que seu limite de crédito pode ocorrer.

Quando a instituição financeira te oferece

Ela fica continuamente te observando e analisando sua movimentação. Tão logo perceba que você tem uma boa relação com o dinheiro e paga em dias seus compromissos, ela mesma tomará a iniciativa de aumentar o seu limite de crédito.

Se em algum momento você tiver aceito a opção “aumento automático de limite de crédito” nem precisará fazer nada para aceitá-la, o novo valor simplesmente aparecerá para você.

Caso não tenha optado por isso, você será notificado através do aplicativo do cartão e poderá aceitar o ajuste do limite.

Quando você solicita

Acontece quando você sente que precisa de um limite maior, precisa fazer uma compra num valor superior ao limite atual, teve sua renda mensal atualizada para mais e por tantos outros motivos válidos.

Geralmente é possível solicitar o aumento do limite através do aplicativo do cartão, bastando acessar o menu correspondente e informar o novo valor pretendido.

Após o pedido, o banco ou operadora do cartão fará a análise de sua solicitação. A resposta pode ser imediata ou em um prazo específico que é informado no momento; esse prazo varia de instituição para instituição.

Caso sua solicitação seja negada, não se desespere, essa análise não é permanente. E entre 3 e 6 meses, dependendo da instituição, você poderá solicitar o aumento do limite de crédito novamente.

Esse prazo é necessário para que a instituição analise mais um pouco os seus hábitos financeiros e percebam se houve uma melhora em relação ao que eles viram anteriormente.

Dicas importantes

De um modo geral as instituições financeiras visam os clientes que são “melhor resolvidos”. Mas para além do que eles procuram, cuide da sua saúde financeira para que você tenha tranquilidade e possa viver em paz:

  • Organize suas finanças;
  • Controle seus gastos;
  • Aproveite descontos e benefícios;
  • Cuidado com o consumismo;
  • Faça uma reserva financeira mensalmente.