Atualmente, as alternativas digitais como pix e cartões tem se tornado cada vez mais práticos e mais usuais pelos brasileiros, sendo visto a redução do uso de cédulas. Desse modo, é evidente que a nova geração, por possuir características modernas e avançadas, queiram usufruir e adquirir contas em bancos digitais e ter seu cartão de crédito.

Tal atitude é inevitável, mas será que cartões de créditos são recomendados e seguros para jovens? Sobre esse assunto, especialistas afirmam que é importante nesse processo o conhecimento sobre educação financeira desde a infância, e que é interessante que adolescentes tenham contato com cartões, para valorizar e aprender a lidar com valores.

É permitido menores de 18 anos terem cartões de crédito?

Segundo a lei brasileira, menores de idade não podem e não são permitidos obter cartões de créditos próprios, sendo que essas ferramentas propõem responsabilidades em que crianças e adolescentes não conseguem assumir. Entretanto, com o auxílio dos pais e responsáveis é válido tal alternativa, isto é, com o funcionamento e método de oferecer cartões adicionados e relacionado a conta bancária dos responsáveis, sendo atrelado a conta do titular pois, dessa forma, os tutores terão controle e poderão administrar o cartão e, consequentemente, as operações e compras geradas.

Ademais, existem inúmeras maneiras de controlar e auxiliar na educação e experiencia financeira dos jovens, sendo 3 principais ferramentas:

  • Conta Digital: permitida com autorização e consentimento dos pais, o jovem possui a liberdade de realizar a abertura de uma conta em aplicativos de bancos digitais, sem custos, sendo até mesmo oferecido um cartão de débito.
  • Cartão Pré-pago: é realizado da mesma forma que uma mesada virtual, sendo adicionado um valor na conta e assim o adolescente pode usar e gastar por meio de um cartão.
  • Cartão adicional de conta já existente: desse modo, os responsáveis podem acompanhar todas os pagamentos, transações e movimentações no cartão. Além disso, é autorizado a alteração do limite no App da conta digital.Qual tipo de cartão é mais adequado? Crédito ou débito?

    Para muitas pessoas, o cartão de débito é o mais adequado e seguro para pessoas menores de 18 anos, sendo que já possui um valor propriamente dito e evita endividamentos. Outro ponto positivo é que o cartão de débito não cobra anuidade e juros, e também pode estar associado a poupança (para aqueles responsáveis que desejam e tem como objetivo ensinar as crianças a fazerem aplicações)

Visto isso, para que o jovem possa entender cada vez mais sobre assuntos financeiros é imprescindível o uso e contato (além de ter conhecimento do uso do dinheiro físico, como notas e moedas) com essas ferramentas, como cartões e contas bancárias virtuais. Assim, há a manutenção de incentivos econômicos e financeiros, cuidado, planejamento e também sabedoria em lidar com gastos, frisando a todo momento a importância da presença dos pais nesse momento de conhecimento e aprendizado do seu filho.