Economizar água é uma ação de proteção ambiental muito importante, mas também é uma questão financeira, pois pode impactar no seu bolso. Diminuir o consumo de água pode ajudar a ter um menor gasto mensal na conta de água.

Preparamos algumas dicas fáceis que podem ser colocadas em prática no dia a dia, para economizar água e, consequentemente, reduzir o valor de sua conta de água.

1. Diminua o tempo no banho

Diminuir o tempo no banho é essencial para economizar, já que é um dos lugares da casa que mais gasta água. Por isso, é interessante se esforçar para reduzir o tempo de banho o máximo possível. Uma sugestão é que ele dure menos de 10 minutos.

Uma outra estratégia é manter a torneira fechada enquanto se ensaboa, pois muita água é desperdiçada nesse momento, e, consequentemente, a conta de água aumenta.

2. Mantenha a torneira fechada

Muitas são as atividades do cotidiano que se usa água, como para lavar louças, escovar os dentes e lavar as mãos. E justamente nesses momentos muita água é desperdiçada ao deixar que a torneira permaneça aberta continuamente.

Por isso, uma ótima economia é manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes, ensaboa as mãos ou quando se ensaboa as louças.

3. Não lave calçadas

Muita água é desperdiçada desnecessariamente quando se lava a calçada, já que não é um local que estará limpo por muito tempo, além de encarecer a conta do mês.

Ao optar por varrer a calçada, você economiza água e poupa o seu dinheiro também. Caso realmente haja a necessidade de lavar a calçada, prefira aderir a nossa próxima dica.

4. Reutilize água

Reutilizar a água é uma excelente forma de otimizar e conseguir economizar água. A água utilizada na máquina de lavar, por exemplo, pode ser usada para lavar varandas, áreas externas e até calçadas. A água do banho pode ser usada para lavar o carro ou para ser usada no vaso sanitário.

Existem sistemas de reuso profissionais que podem ser instalados para que a água do chuveiro, máquina de lavar e da pia possam ser utilizados.

Nesse caso, é necessário um investimento financeiro, mas que pode trazer um bom retorno com o tempo na conta da água.

5. Lave roupas com menos frequência

A máquina de lavar é um dos itens que mais consome água em uma casa, devido a quantidade de água utilizada nas lavagens e pela frequência. Uma máquina de 5 litros gasta 135 litros a cada uso.

Por isso, recomendamos que lave roupas apenas quando tiver uma quantidade considerável de roupas, e se possível, uma vez na semana.

Lembre-se de reutilizar a água usada no enxágue para outras atividades.

6. Verifique encanamentos

Um simples vazamento pode ser um dos maiores responsáveis pelo desperdício de água, por isso a importância de estar sempre atento aos encanamentos.

Vazamentos de água podem aumentar muito na conta, então esteja atento para que sejam resolvidos rapidamente. Torneiras mal instaladas podem gerar goteiras e também aumentar o consumo da água.

Cerca de 1.200 litros podem ser gastos por mês em uma simples goteira. Por isso, fique atento!

7. Aproveite a água da chuva

Uma outra forma de reuso da água é utilizando a água da chuva em períodos chuvosos. Evitar o consumo da água potável em atividades do cotidiano, pode gerar uma economia de até 50% no final do mês.

Para o armazenamento da água da chuva podem ser usados galões, tambores e caixas d’água de diversos formatos e tamanhos. Essa água poderá ser útil na limpeza da casa e de áreas externas, no vaso sanitário, entre outros.